fique por dentro de floripa

- Esportes - Mulher de ferro: ultramaratonista Débora Simas é a única mulher a correr 1000k em dez dias

28.08.2019

Mulher de ferro: ultramaratonista Débora Simas é a única mulher a correr 1000k em dez dias

28.08.2019
Mulher de ferro: ultramaratonista Débora Simas é a única mulher a correr 1000k em dez dias
Foto: ultramaratonista-debora-simas-Arquivo-pessoal

Quanto tempo é necessário treinar para fazer uma maratona?

Depende de cada pessoa e do condicionamento físico, além do contato com a corrida. Que o diga a ultramaratonista Débora Simas, recordista Sul-Americana em esteira, percorrendo 800,61 km em sete dias. O desafio foi realizado recentemente, entre os dias 14 e 21 de julho, em Florianópolis (SC).

“Eu via o pessoal correr em um grupo de assessoria esportiva e me interessei pelo esporte. No meu primeiro treino me saí bem. Fiz percursos de 5 e 10 quilômetros sem grandes dificuldades. Após observar meu desempenho minha treinadora na época disse que eu tinha resistência e perfil para correr longas distâncias. Comecei então a me preparar para a minha primeira corrida oficial, uma maratona. Três meses depois fiz a prova e fiquei em 4º lugar na categoria”, conta a atleta. Isso foi em setembro de 2004. Cinco meses depois, Débora Simas finalizava a primeira ultramaratona, de 50K, terminando a prova em 1º lugar na categoria.

A catarinense de Rio do Sul é uma das principais ultramaratonistas do Brasil e tem uma história de apenas 15 anos no esporte. Hoje, os 48 anos de vida, corre por amor e realização pessoal. É a única mulher brasileira a percorrer 1000K em dez dias. Qual a receita para tamanha resistência? Foco, ela garante. “Me preparo muito para as provas, sou extremamente focada. Inclusive durante o desafio na esteira eu não senti muitas dores, consegui colocar o corpo no piloto automático. Apenas o sono foi o meu grande inimigo”, entrega. Débora passava mais de 20 horas por dia em cima da esteira, com pausas apenas para idas ao banheiro e pequenos cochilos.

Até outubro ela está em processo de recuperação, mas já planeja os próximos desafios: correr algumas ultramaratonas e, no início de 2020, iniciar a preparação para a tentativa de quebra de recorde mundial em esteira. O objetivo será bater a marca de 833,05 km da britânica Sharon Gayter.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Estádio CBN terá show gratuito da banda Nós Naldeia

15.09.2019

Estádio CBN terá show gratuito da banda Nós Naldeia

Etapa de Florianópolis do Circuito Corridas do Bem será no dia 22

10.09.2019

Etapa de Florianópolis do Circuito Corridas do Bem será no dia 22

Prestes a encarar o Mundial de Skate Park, o manezinho Pedro Barros abre detalhes de sua preparação

09.09.2019

Prestes a encarar o Mundial de Skate Park, o manezinho Pedro Barros abre detalhes de sua preparação

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.