22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

spot_img

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

spot_imgspot_img

Procedimento padrão para validação de equipamentos de controle da geração de energia em usinas é etapa fundamental para bom funcionamento operacional no setor

 

A multinacional brasileira REIVAX Automação e Controle — uma das referências mundiais no fornecimento de equipamentos para controle da geração de energia — finalizou neste mês um novo formato de comissionamento no setor energético internacional. Por meio da sua filial Reivax of Switzerland – RoS, baseada na Suíça, e que atende os mercados europeu e asiático, a companhia realizou comissionamento de um regulador de tensão em formato 100% remoto. A operação foi realizada na Usina Hidrelétrica Pulangi IV, localizada na província de Bukidnon, nas Filipinas, país asiático formado por mais de 7 mil ilhas no Oceano Pacífico, sendo que as 11 maiores correspondem a mais de 90% do território nacional. A medida foi tomada em função da pandemia de Covid-19 para garantir a continuidade do serviço de forma segura, sem expor os profissionais envolvidos no comissionamento ao risco de transmissão da doença.

Devido a sua complexidade, esse tipo de procedimento geralmente ocorre de maneira presencial por profissionais da REIVAX, uma vez que essa etapa contempla um processo padronizado que visa garantir os ajustes necessários para o bom funcionamento do sistema de geração de energia elétrica. “As atividades do gênero englobam a realização de testes, treinamentos e auxílio aos operadores da UHE, que terão um primeiro contato com os equipamentos que irão utilizar. Por isso, para viabilizar esta modalidade de comissionamento, foi necessária uma infraestrutura diferenciada composta por aparelho de notebook ligado à internet e com acesso remoto ao equipamento REIVAX. Para o sucesso do procedimento, tivemos uma força tarefa das equipes REIVAX Brasil e Suíça, além do time parceiro local, Qualitron e cliente final nas Filipinas para que os testes de validação do equipamento, ensaios e ajustes alcançassem o mesmo padrão de qualidade dos testes “in loco””, explica Fariborz Shokoofh, CEO da Ros.

 

Comissionamento remoto na Pulangi IV

Segundo Joenio Costa da Silva Junior, gerente de vendas da RoS, o comissionamento remoto foi efetuado em parceria com a Qualitron Construction & Industrial Supplies, parceira local da RoS e revendedora da tecnologia para a estatal filipina National Power Corporation (NPC), que administra a usina de Pulangi IV. “A Qualitron ficou responsável pela instalação do equipamento e por seguir as orientações da REIVAX para testes preliminares e também durante o comissionamento. Para isso, precisou dispor de infraestrutura adequada (internet, computadores, chave de hardware, cabos) e também os técnicos tinham a expertise necessária para conduzir os ensaios. As bases de tempo de um comissionamento convencional não puderam ser assumidas neste caso, motivo pelo qual o comissionamento remoto levou mais tempo para ser concluído”, aponta Joenio. Na barragem de Pulangi IV, o comissionamento envolveu a instalação do regulador digital de tensão RTX Power, responsável por controlar a tensão terminal do gerador, de forma estável e dentro dos padrões de qualidade exigidos pela concessionária local. Ao todo são três unidades geradoras de 94.5 MVA cada, em operação na usina hidrelétrica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img