19 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Museu de Florianópolis Sesc recebe a 22ª Semana Nacional de Museus

spot_img

Museu de Florianópolis Sesc recebe a 22ª Semana Nacional de Museus

spot_imgspot_img

Apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas são algumas atividades que acontecerão gratuitamente de 15 a 19 de maio. Na sexta (17), o público confere mais uma edição de “Uma noite no Museu”, confira a programação.

O Museu de Florianópolis Sesc participa da 22ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa é uma proposta do Conselho Internacional de Museus para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano, o tema no Museu será Educação Ambiental, com a proposta de apresentar uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus contará debates, rodas de conversas, exibição de documentários e curtas infantis, exposições temáticas, apresentações culturais, oficinas e visitas mediadas. As atividades são gratuitas e é necessário apenas retirar a pulseira de identificação na recepção do Museu.

Semana Nacional
O mote da temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Após essa definição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos para a Semana Nacional de Museus, a partir da temática escolhida.

A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.

Confira a programação abaixo
Confira a agenda completa aqui

15 de maio

10h – 14h | Projeto Naturescer: vivências brincantes na Praça XV

A vivência Naturescer na Semana Nacional dos Museus será uma experiência de educação ambiental que se dá através do corpo, dos sentidos e da percepção sutil de si mesmo, dos outros, da natureza que somos. Brincando e percebendo as formas, cores, sons, vamos vivenciar a natureza que habita a Praça XV, compreendendo e observando a diversidade de seres vivos e a natureza que (re)existe no Centro da cidade.

15 de maio

15h | Exibição de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

16 de maio

10h às 16h | Exposição Projeto Tamar

Oficina educativa com exposição de cascos, filhotes e réplicas de tartarugas marinhas. Atividade acompanhada por uma monitora com explanações sobre as tartarugas marinhas, ciclo de vida, comportamentos, ameaças e ações de conservação e pesquisa realizadas pelo Projeto Tamar em Florianópolis e ao longo do litoral brasileiro.

16 de maio

17h | Exibição de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

17 de maio

10h | Exposição sobre o fundo do mar. Parceria entre a Sala de Ciências Sesc – Prainha e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Lamaq) da UFSC

Em parceria entre Museu, o Sesc – Prainha e o Laboratório de Mamíferos aquáticos (Lamaq) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a exposição “SESC e o fundo do mar” traz o maravilhoso universo dos mamíferos marinhos para o seu mundo. A exposição conta com parte do acervo biológico do Lamaq, além de uma ambientalização ao fundo do mar, te deixando ainda mais perto das baleias e golfinhos. Está iniciativa de educação Ambiental, vem no intuito de propagar a sensibilização/necessidade de conservação dos Oceanos.

17 de maio

14h | Apresentação “A Grande Invenção” de Júlio Maestri

Conta a história do pequeno João, uma bactéria, da Dona Dorotéia, uma centopéia, e da MinhÓca, que vivem em um grão de terra preta. Para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criar – a Grande Invenção.

17 de maio

16h | Exibição ND Documento: histórias dos pescadores na safra da Tainha + sessão de debate com os produtores

Documentário gravado na praia da Barra da Lagoa mostra a as dificuldades, anseios e alegrias dos pescadores que ainda preservam a pesca artesanal. Os episódios mostraram o trabalho do pescador artesanal que ainda é braçal, mas de amor pela atividade. Registrar isso, foi o que o repórter cinematográfico Jacson Botelho se propôs a fazer. Ele mergulhou no universo da pesca e capturou todos os detalhes. Viveu dentro do rancho de pescadores toda a rotina de uma safra da tainha e registrou as mais belas cenas. Um documentário que contou com a participação da jornalista Karina Koppe que produziu e roteirizou os episódios que, também, falam sobre a importância da pesca para a economia local, para cultura e preservação da identidade de quem mora na ilha. Uma produção exibida na tela da NDTV Record que agora chega ao Museu de Florianópolis para mostrar um pouco do que faz a pesca artesanal ser patrimônio cultural de Santa Catarina.

17 de maio

19h e 20h | Visita mediada “Uma noite no Museu de Florianópolis” com o Guia Manezinho

Guia Manezinho apresenta a história e algumas lendas de um dos prédios mais antigos de Floripa.

18 de maio

11h | Oficina de Fantoches do Boi de Mamão com materiais reciclados por Pense com Arte

Nesta oficina faremos a confecção de um fantoche de Boi de Mamão a partir de materiais reaproveitáveis, como garrafas pet, caixas de leite e tecidos. Os participantes confeccionam seus fantoches usando as referências e lembranças dos encontros com a cultura do Boi de Mamão, resultando em uma estética muito pessoal.

18 de maio

14h | Apresentação “A Rendeira e a Tartaruga” por Cia Vibratta

A história conta a relação de uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha a partir da descoberta de um ninho pela rendeira, que ajuda uma das tartarugas a chegar ao mar desvencilhando-a dos perigos. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga que está doente com o lixo do mar. Em uma colcha estendida, que está sendo bordada, um cavalete com almofada para renda de bilro, a atriz utiliza bonecos e música ao vivo juntamente com um sonoplasta para relatar os hábitos da rendeira, sua casa,suasrendas e seu marido pescador e trazer a mensagem sobre compaixão a conscientização da reciclagem do lixo através do exemplo da tartaruga marinha que adoece por comer resíduos plásticos. Uma história encantadora, cheia de poesia e música para todas as idades.

19 de maio

11h | Oficina “Aves no meu Quintal” por Cristina Santos

Os participantes irão colorir silhuetas das aves avistadas na Ilha de Santa Catarina nas suas cores originais. Para isso será apresentado o livro guia Aves no meu quintal que destaca 60 espécies, sons das aves, fichas com fotografias das aves e materiais (lápis de cor, giz de cera e alguns pigmentos naturais em cores diversas e pincéis). Esta oficina visa estimular o participante a conhecer melhor as aves que habitam a cidade e facilitar a identificação através das cores, sons e nomes.

19 de maio

12h | Sessão de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

19 de maio

14h | Apresentação “A Grande Invenção” de Júlio Maestri

Conta a história do pequeno João, uma bactéria, da Dona Dorotéia, uma centopéia, e da MinhÓca, que vivem em um grão de terra preta. Para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criar – a Grande Invenção.

Sobre o Museu
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.

Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.

Compre seu ingresso do Museu aqui

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img