17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu da Escola Catarinense

spot_img

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu da Escola Catarinense

spot_imgspot_img

A 12ª live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 10 de novembro de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu da Escola Catarinense (MESC – Universidade do Estado de Santa Catarina /Udesc), com a convidada Sandra Makowiecky, coordenadora do MESC. A mediação é do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos estão a criação do Museu da Escola Catarinense, a história do prédio, seus usos e restaurações, a equipe, a formação do acervo, programas de exposições e ação educativa e os desafios na pandemia. O Museu da Escola Catarinense foi criado em 1992 dentro do Centro de Ciências da Educação da Udesc. Em 2007, o prédio, que foi construído no início do século XX para abrigar a Escola Normal Catharinense e passou por diversas mudanças ao longo do tempo, foi destinado para instalar definitivamente o MESC.

O edifício, localizado na rua Saldanha Marinho – região leste do centro histórico de Florianópolis, é marcado por estilo neoclássico, com colunas gregas ornamentais. O objetivo principal é a sua consolidação como espaço educativo não formal, responsável pela preservação do patrimônio cultural catarinense ligado à Educação. Seu objeto é especificamente a Educação Escolar. O acervo busca se constituir como um Centro de Pesquisa sobre a história da educação escolar em Santa Catarina.

O MESC também pretende contemplar um centro cultural que possa abrigar exposições de artes plásticas e de outras naturezas, cursos, oficinas, workshops, apresentações cênicas e musicais, bem como eventos culturais de forma ampla. Atualmente promove cursos de capacitação da própria universidade e tem feito parcerias com instituições ligadas à arte e à museologia, bem como abrigado diversas mostras culturais.

Sandra Makowiecky

Professora de Estética e História da Arte do Centro de Artes da Udesc e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na linha de Teoria e História. Membro da Associação Internacional e da Associação Brasileira de Críticos de Arte AICA Unesco – ABCA e do Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – ANPAP e do Instituto Histórico e Geográfico de SC – IHGSC. Coordenadora do Museu da Escola Catarinense desde 2012. Com o livro: “A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos” (2012), recebeu Indicação ao Prêmio Sérgio Milliet por obra de pesquisa publicada e, em 2014, recebeu o Prêmio Gonzaga Duque, por sua atuação no ano, ambos pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. Em 2019 recebeu da Academia Catarinense de Letras e Artes o Prêmio Victor Meirelles – Personalidade do ano, juntamente a Juliana Crispe e Francine Goudel, pelo trabalho desenvolvido à frente da organização e curadoria da Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC.

O projeto

 “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros mensais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e da estagiária Ana Paula Meura, graduanda no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço

O quê: 12º encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: Dia 10 de novembro de 2021, quarta-feira, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Tema: Museu da Escola Catarinense/Udesc

Convidada: Sandra Makowiecky

Mediador: Rafael Muniz de Moura

Temas para os diálogos: A criação do Museu da Escola Catarinense, a história do prédio, seus usos e restaurações, a equipe profissional, a formação do acervo, programas de exposições e ação educativa e os desafios do atual momento de pandemia e isolamento social.

http://bit.ly/museuvictormeirelles

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img