fique por dentro de floripa

- Variedades - Museu Victor Meirelles promove lives sobre os museus de Florianópolis e seus profissionais

25.03.2021

Museu Victor Meirelles promove lives sobre os museus de Florianópolis e seus profissionais

25.03.2021
Museu Victor Meirelles promove lives sobre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Foto: Divulgação

 

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) promoverá uma série de bate-papos com profissionais que atuam em diferentes museus da cidade de Florianópolis, com o objetivo de fazer circular informações sobre os bastidores das funções de gestão, comunicação e preservação de seus patrimônios culturais e de dialogar sobre como estão os trabalhos especializados dos museus neste momento de pandemia e isolamento social. As transmissões ao vivo ocorrerão quinzenalmente no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles), sempre às quartas-feiras a partir das 18h, com a primeira live agendada para o dia 31 de março de 2021.

Com cerca de uma hora de duração, os encontros integram o projeto “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais”, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. No dia 31, Cristina Maria Dalla Nora e Sandra Checruski Souza, do Museu de Florianópolis, falarão sobre o projeto da instituição, a formação das coleções e concepção museográfica, o planejamento e atuação educativa do museu, os desafios atuais, a equipe e a estrutura de gestão e financiamento.

A organização das lives será feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história. O conteúdo das próximas lives será divulgado posteriormente.

 

Serviço

 

O quê: Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: De 31 de março a 23 de junho de 2021. Lives quinzenais, sempre às quartas-feiras, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Temas: Gestão institucional e de acervos, financiamento e fomento, formação e processos de aquisições de coleções, atuação profissional do setor em período de isolamento social, concepção museográfica e pedagógica, entre outros.

 

Primeiro encontro:

Dia 31 de março de 2021 às 18h.

Instituição: Museu de Florianópolis

Convidadas: Cristina Maria Dalla Nora e Sandra Checruski Souza

Mediador: Rafael Muniz de Moura (MVM)

Tema: Projeto do museu, estrutura de gestão e financiamento, equipe profissional, formação das coleções e concepção museográfica, planejamento e atuação educativa do museu, desafios do atual momento de pandemia

 

- Cristina Maria Dalla Nora é bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) e mestra em Museologia pela Universidade do Porto (Portugal, 2015). Atua como museóloga vinculado ao SESC-SC no projeto de implantação do Museu Histórico de Florianópolis, além de prestar consultoria na área de documentação museológica em acervos particulares. Possui experiência em pesquisa de públicos em museus e documentação de acervos.

 

- Sandra Checruski Souza é bacharela em Artes Plásticas (2006) e Licenciada em Educação Artística (2013) e Mestra em Artes Visuais (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) em parceria com o Itaú Cultural (São Paulo/SP, 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em mediação de exposições e ensino de arte, e na área de Museologia, com ênfase em conservação de bens culturais móveis, acondicionamento de obras de arte, catalogação de acervos museológicos e montagem de exposições. Atualmente atua na gestão e na produção executiva de projetos culturais e artísticos no Museu de Florianópolis (Florianópolis/SC).

 

Próximos encontros (Convidados a confirmar):

 

2º e 3º encontros – Dias 14 e 28 de abril

4º e 5º encontros – Dias 12 e 26 de maio

6º e 7º encontros – Dias 09 e 23 de junho

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Street Art Tour faz homenagem para mulheres no centro de Florianópolis

09.04.2021

Street Art Tour faz homenagem para mulheres no centro de Florianópolis

Juliana Amorim assina sua primeira collab com marca de moda

08.04.2021

Juliana Amorim assina sua primeira collab com marca de moda

Últimos dias do evento de realidade aumentada no Beiramar Shopping

05.04.2021

Últimos dias do evento de realidade aumentada no Beiramar Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.