27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Museu Victor Meirelles promove lives sobre os museus de Florianópolis e seus profissionais

spot_img

Museu Victor Meirelles promove lives sobre os museus de Florianópolis e seus profissionais

spot_imgspot_img

 

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) promoverá uma série de bate-papos com profissionais que atuam em diferentes museus da cidade de Florianópolis, com o objetivo de fazer circular informações sobre os bastidores das funções de gestão, comunicação e preservação de seus patrimônios culturais e de dialogar sobre como estão os trabalhos especializados dos museus neste momento de pandemia e isolamento social. As transmissões ao vivo ocorrerão quinzenalmente no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles), sempre às quartas-feiras a partir das 18h, com a primeira live agendada para o dia 31 de março de 2021.

Com cerca de uma hora de duração, os encontros integram o projeto “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais”, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. No dia 31, Cristina Maria Dalla Nora e Sandra Checruski Souza, do Museu de Florianópolis, falarão sobre o projeto da instituição, a formação das coleções e concepção museográfica, o planejamento e atuação educativa do museu, os desafios atuais, a equipe e a estrutura de gestão e financiamento.

A organização das lives será feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história. O conteúdo das próximas lives será divulgado posteriormente.

 

Serviço

 

O quê: Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: De 31 de março a 23 de junho de 2021. Lives quinzenais, sempre às quartas-feiras, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Temas: Gestão institucional e de acervos, financiamento e fomento, formação e processos de aquisições de coleções, atuação profissional do setor em período de isolamento social, concepção museográfica e pedagógica, entre outros.

 

Primeiro encontro:

Dia 31 de março de 2021 às 18h.

Instituição: Museu de Florianópolis

Convidadas: Cristina Maria Dalla Nora e Sandra Checruski Souza

Mediador: Rafael Muniz de Moura (MVM)

Tema: Projeto do museu, estrutura de gestão e financiamento, equipe profissional, formação das coleções e concepção museográfica, planejamento e atuação educativa do museu, desafios do atual momento de pandemia

 

– Cristina Maria Dalla Nora é bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) e mestra em Museologia pela Universidade do Porto (Portugal, 2015). Atua como museóloga vinculado ao SESC-SC no projeto de implantação do Museu Histórico de Florianópolis, além de prestar consultoria na área de documentação museológica em acervos particulares. Possui experiência em pesquisa de públicos em museus e documentação de acervos.

 

– Sandra Checruski Souza é bacharela em Artes Plásticas (2006) e Licenciada em Educação Artística (2013) e Mestra em Artes Visuais (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) em parceria com o Itaú Cultural (São Paulo/SP, 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em mediação de exposições e ensino de arte, e na área de Museologia, com ênfase em conservação de bens culturais móveis, acondicionamento de obras de arte, catalogação de acervos museológicos e montagem de exposições. Atualmente atua na gestão e na produção executiva de projetos culturais e artísticos no Museu de Florianópolis (Florianópolis/SC).

 

Próximos encontros (Convidados a confirmar):

 

2º e 3º encontros – Dias 14 e 28 de abril

4º e 5º encontros – Dias 12 e 26 de maio

6º e 7º encontros – Dias 09 e 23 de junho

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img