22.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Museu Victor Meirelles reabre parcialmente a partir desta terça-feira

spot_img

Museu Victor Meirelles reabre parcialmente a partir desta terça-feira

spot_imgspot_img

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) reabrirá parcialmente ao público a partir do dia 14 de setembro de 2021, com entrada gratuita e pela Rua Saldanha Marinho. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 10 às 16h, com capacidade reduzida de lotação, distanciamento físico, aferição de temperatura e obrigatoriedade de uso de máscaras e álcool em gel, bem como outras medidas de combate à Covid-19 definidas em protocolo preventivo.

Fechada para visitação desde março de 2020 devido à pandemia, o museu seguiu funcionando internamente, sem deixar de ofertar diversas atividades online e atendimento remoto. Nesta primeira fase, será possível visitar apenas a Casa Histórica onde nasceu o artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903), um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX. Trata-se de um antigo sobrado luso-brasileiro do final do século XVIII que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952.

No andar inferior, os painéis “Museu Victor Meirelles em Perspectiva” contam a história do MVM, possibilitando o diálogo com a comunidade de Florianópolis sobre o processo de revitalização recente no prédio, restaurado e ampliado. Há, também, uma vitrine com uma coleção de artefatos encontrados na área do museu, durante o trabalho de escavação arqueológica realizado pelo Iphan-SC, por ocasião das obras. Para a segunda fase, a partir do primeiro semestre de 2022, planeja-se a abertura total do circuito expositivo, com segurança sanitária e com acessibilidade.

No momento, o elevador passa por manutenção. Não será possível o uso de guarda-volumes e audioguias, e o agendamento para grupos escolares permanece suspenso. Consultas à Biblioteca receberão inicialmente um atendimento remoto, que deve ser solicitado com antecedência de 24 horas no e-mail mvm.biblioteca@museus.gov.br

Foto: Térreo da Casa Histórica com os painéis “Museu Victor Meirelles em Perspectiva”. Crédito: Cláudia Klock/MVM.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img