18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Museu Cruz e Sousa abre hoje exposição de Marc Riboud, gigante da fotografia mundial

spot_img

Museu Cruz e Sousa abre hoje exposição de Marc Riboud, gigante da fotografia mundial

spot_imgspot_img

O Museu Cruz e Sousa abre nesta terça-feira, 15, com vernissage às 19h, uma exposição com 60 das mais representativas fotos de Marc Riboud, um dos gigantes da fotografia mundial. A mostra fica aberta à visitação até o dia 17 de junho, das terças a sextas-feiras, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Da década de 1950 aos dias de hoje, Riboud capturou imagens da China, Rússia, Vietnã, Estados Unidos, Oriente Médio, África e Europa em um estilo que marcou a forma de representar o mundo no século 20.

A mostra é composta por fotografias capturadas em 50 anos de carreira – incluindo uma sessão especial com as tiradas em sua viagem pelo Brasil, em 2009.

Integrante da tradicional escola francesa de fotografia – grupo que fundou o estilo conhecido como humanista –, Riboud disparou seus primeiros cliques durante a Exposição Universal de Paris, em 1937, com a pequena câmera Vest Pocket com que seu pai lhe presenteou ao completar 14 anos.

Em 1944, defendeu seu país na Segunda Guerra Mundial, participando dos combates em Vercors. De 1945 a 1947, bateu ponto como engenheiro (profissão que estudou em sua cidade natal, Lyon) em uma fábrica.

Em 1953, já dedicado integralmente ao universo das lentes e filmes, Ribaud conseguiu publicar a foto de um operário pintando a Torre Eiffel na revista americana Life. A imagem, uma das mais emblemáticas de seu acervo, chamou a atenção de Henri Cartier-Bresson, que o convidou para juntar-se a outro mestre da fotografia, Robert Capa, na famosa agência Magnum. Começava aí um período de andanças por todo o planeta, sempre com um olhar diferente para a realidade que se descortinava à sua frente.

Hoje com 89 anos, Ribaud já não vai mais tanto atrás dos acontecimentos, preferindo ficar em sua casa, em Paris. Mas o amor pela sua arte continua mais vivo do que nunca: “Mais do que uma profissão, para mim a fotografia sempre foi uma paixão, uma paixão que beira a obcessão”, declarou.

O Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa fica na Praça XV de Novembro, 227, Centro. Mais informações pelos telefones (48) 3028-8091 e 3028-8092.

Veja mais fotos de Riboud aqui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img