Florianópolis, 16 de julho de 2024

Mutirão de limpeza percorre Praia do Matadeiro, em Florianópolis, no sábado (27)

spot_img

Sicoob SC/RS ultrapassa 1,5 milhão de cooperados

O Sicoob SC/RS alcançou em junho 1,5 milhão de...

Vai ter Feira do Rock em Palhoça no final de semana

No mês do rock n’ roll o shopping ViaCatarina...

Com mais de 250 empreendimentos, o Square SC apresenta opção inovadora para as férias da criançada

Empresa Wow Park oferece experiência multissensorial num ambiente inspirador Procurando...

Compartilhe

Ação da ONG Sea Shepherd Brasil e das empresas ERT e Onda Eco vai recolher resíduos e distribuir sacos de lixo 100% compostáveis a voluntários  

A ONG Sea Shepherd Brasil e as empresas Earth Renewable Technologies (ERT), que desenvolve bioplástico 100% compostável, e Onda Eco, especializada em produtos de limpeza ecológicos, promovem no sábado (27 de janeiro) um mutirão de limpeza na Praia do Matadeiro, em Florianópolis (SC). A ação, que se inicia às 9h, visa mobilizar a população para o descarte consciente de lixo e a importância de preservar o ecossistema marinho. 

Todo o lixo –seja orgânico ou compostável– coletado em um dos principais pontos turísticos da ilha será destinado para compostagem. O restante será encaminhado para cooperativas de reciclagem da região.  

Como parte do evento, os voluntários que participarem da ação receberão sacos compostáveis da Onda Eco, confeccionados com matéria-prima da ERT. O bioplástico desenvolvido pela ERT, na fábrica de Curitiba, é feito a partir da fermentação de cana-de-açúcar e vira adubo em até 180 dias. 

Além da limpeza da praia, a ação inclui uma roda de conversa sobre destinação de lixo e tratamento de resíduos orgânicos. A atividade será conduzida por especialistas da Sea Shepherd, da Onda Eco e da ERT.  

“O objetivo é promover o diálogo entre os participantes, compartilhando informações sobre práticas sustentáveis e incentivando a adoção de hábitos mais responsáveis em relação ao descarte do lixo”, diz Gabriela Gugelmin, diretora de Estratégia e Sustentabilidade da ERT.  

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é despejado no oceano. Estima-se que há acumulado entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas de plástico no oceano atualmente. Só o Brasil lança cerca de 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas PET, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano, segundo o estudo do projeto Blue Keepers realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. 

Serviço: 

Data: 27 de janeiro de 2024 

Horário: 9h 

Local: Praia do Matadeiro, Florianópolis (SC) 

Foto: Créditos Sea Shepherd.