19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mutirão: Hospital Universitário cadastra pacientes para cirurgia de reconstrução mamária

spot_img

Mutirão: Hospital Universitário cadastra pacientes para cirurgia de reconstrução mamária

spot_imgspot_img

Até 31 de janeiro o Hospital Universitário da UFSC está cadastrando interessadas na cirurgia para reconstruir a mama, como parte do primeiro “Mutirão de Reconstrução Mamária pós Câncer de Mama”. Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o mutirão é uma ação voluntária e terá a participação de profissionais de 18 estados e do Distrito Federal. Em Santa Catarina as ações são coordenadas pelo HU, em parceria com a SBCP regional. O período de triagem e de consultas será no mês de fevereiro. As cirurgias ocorrerão de 5 a 9 de março de 2012.

O objetivo do mutirão é minimizar o tempo de espera de pacientes que estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) para reconstruir a mama, total ou parcialmente, devido à remoção de tumores cancerígenos. Todo o processo é gratuito para a paciente: o atendimento médico, a cirurgia, o material cirúrgico, a estrutura clínica-hospitalar, curativos e outros cuidados pós-operatórios. Os custos da cirurgia serão cobertos pelo SUS e, se for feita em clínicas particulares, pelo próprio médico.

Além do HU, as pacientes poderão ser atendidas em hospitais públicos e clínicas particulares conveniados à SBCP, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages. A ideia é que a cirurgia ocorra em local próximo à residência da paciente.

Há 30 anos o HU vem realizando cirurgias de reconstrução mamária. A expectativa é que participem deste mutirão todos os nove residentes e os médicos ligados ao Serviço de Cirurgia Plástica do HU. Cirurgiões plásticos, anestesistas, enfermeiros e instrumentistas que queiram participar desta ação voluntária devem entrar em contato com a SBCP de seu estado.

Sobre o câncer de mama

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para 2012 o surgimento de 52.680 casos novos de câncer de mama no País, 1.630 deles em Santa Catarina. É o tipo mais temido pela parcela feminina da população, não só pela alta incidência e número de mortes, mas também pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Os tumores mais agressivos ou descobertos tardiamente demandarão a mastectomia e, portanto, a reconstrução do órgão.

O mutirão da SBCP quer também ajudar a paciente a “encontrar o caminho a seguir, mostrar que a reconstrução mamária faz parte do tratamento do câncer e que pode existir qualidade de vida após uma mastectomia, além de chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença”, afirma o presidente da SBCP em Santa Catarina e médico do HU, Zulmar Accioli.

Serviço

O que é: Mutirão de Reconstrução Mamária pós Câncer de Mama.

Como e onde se cadastrar: no Hospital Universitário, com a secretária do Serviço de Cirurgia Plástica, Susana Luciano de Oliveira Picollo. A paciente deve informar seus dados pessoais, telefone para contato, cidade e há quanto tempo foi mastecmotizada.

Telefone: 3721-8058.

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Data limite para se cadastrar: 31 de janeiro de 2012.

Período de triagem e consultas: serão agendadas durante o mês de fevereiro de 2012.

Datas das cirurgias: 5 a 9 de março de 2012.

Onde ocorrerão as cirurgias: em hospitais públicos e clínicas particulares nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Joinville e Lages.

Mais informações: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina.
Fone (48) 3721-8058
www.sbcp-sc.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img