17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

`Não compre, adote´ é a campanha de adoção de animais em Florianópolis

spot_img

`Não compre, adote´ é a campanha de adoção de animais em Florianópolis

spot_imgspot_img

Campanha para adoção de animais de raça, mas sem pedigree, convoca famílias para a causa

Ong’s atuantes na defesa e proteção de animais reforçam o coro para a campanha “Não compre, adote”. Encabeçada pela OBA – Organização Bem-Animal, a ação faz parte de um conjunto de peças voltadas para a conscientização da adoção. Hoje há vários animais abandonados nas ruas, não só em Florianópolis, a realidade é compartilhada por todas as cidades do país. Muitos deles ainda são vítimas de maus-tratos por parte do homem, sofrem o descaso, falta de cuidados, higiene e condições mínimas de vida.

O abandono de cães e gatos sem castração é um efeito provocado pelo homem, que trata a vida destes bichinhos com a sensação de um objeto descartável. “Incomodou vai pra rua”, é a mentalidade retrógrada dos protagonistas desta situação. Falta reflexão e, principalmente, respeito à vida destes seres que têm o mesmo direito que qualquer humano. O comércio de animais sem fiscalização também ajuda a acentuar o problema. Na relação compra e venda, muitas pessoas esquecem que um cãozinho ou gatinho crescem, dependem de cuidados, carinho e amor. E que podem viver até 20 anos. Estar preparado para esta mudança em casa é fundamental e demonstra respeito e comprometimento com o novo membro da família.

Se o preconceito racial entre homens ainda predomina, não é diferente em relação aos peludos. É nítida a preferência por animais de “grife”, ou seja, com pedigree. Enquanto que na outra ponta milhares de cães e gatos sem raça definida aguardam por um lar, com todas as características que lhes são inatas sem distinção. Cães e gatos são cães e gatos acima de tudo, todos são dotados dos mesmos charmes peculiares – balançam rabos, ronronam, latem, dão alegria e como são belos nas diferenças que só os olhos distinguem. Adoção não é atitude para qualquer cidadão, é para aqueles em especial, também repletos de sensibilidade, de respeito, que amam amar e cuidar dos outros seres.

Canil municipal:

Centro de Zoonose de Florianópolis

Sites de adoção em Fpolis:

OBA – www.obafloripa.org
É O BICHO – www.eobicho.org
QUERO UM BICHO – www.queroumbicho.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img