27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Nexxera recebe certificado de Responsabilidade Social da Alesc

spot_img

Nexxera recebe certificado de Responsabilidade Social da Alesc

spot_imgspot_img

A empresa recebeu o reconhecimento por suas ações relacionadas à sustentabilidade, além de estar entre as finalistas do "Troféu Responsabilidade Social", na categoria "Grande Porte".

O Instituto Nexxera recebeu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Grupo Nexxera ficou entre os finalistas do Troféu Responsabilidade Social, na categoria “Grande Porte”. A sessão especial para premiar os vencedores da 9ª edição do prêmio de Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC, foi realizada nesta segunda-feira (2). Foram agraciadas 86 organizações, sendo 52 sem fins lucrativos, 29 empresas privadas e cinco empresas públicas. A lista completa das organizações certificadas, por área de atuação, pode ser conferida no site da Responsabilidade Social

Com 27 anos de história, a  Nexxera é o principal gateway de transações financeiras e mercantis do país e com atuação e reconhecimento globais. “Desenhamos as nossas soluções e modelos de gestão de modo a aliar inovação e sustentabilidade, alinhando o crescimento da empresa com o desenvolvimento socioambiental. Receber esta certificação demonstra que devemos continuar seguindo com este propósito, impactando positivamente nos negócios de nossos clientes, na vida de nossos colaboradores e da nossa comunidade”, defende Edson Silva, Presidente do Grupo Nexxera.

A 9ª edição do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC tem por finalidade reconhecer e destacar as iniciativas com atuação em Santa Catarina que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, podem concorrer ao Troféu Destaque SC empresas mistas, públicas, privadas e organizações do terceiro setor que desenvolvam ações voltadas ao bem estar das comunidades e meio ambiente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Além de criar soluções que aliam inovação e sustentabilidade, o Grupo Nexxera é signatário do Movimento ODS Santa Catarina, e atua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a serem alcançados até o ano de 2030. Nesse contexto, a empresa assume o compromisso de relacionar às práticas de Gestão aos ODS 9 (Indústria e Inovação), no qual o Grupo Nexxera busca levar aos mais diversos setores da economia soluções que promovam a inovação e a rapidez dos meios de pagamento, aumentando a inclusão financeira digital, aproximando pessoas e empresas. 

As soluções do grupo Nexxera impactam ainda na minimização do consumo da matéria prima para gerar processos sustentáveis por meio de mecanismos práticos, virtuais e inteligentes, que reduzem a emissão de CO² e diminuem o uso dos recursos naturais, como fibra e água. Com isso, contribui-se com a preservação de árvores e por sua vez a conservação da flora e fauna, pois diminui a necessidade do fluxo de papéis utilizados nas impressões de boletos, notas, extratos de contas bancárias, entre outras transações. Desse modo, são atendidos os ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança do Clima e ODS 15 (Vida Terrestre).

Responsabilidade Social

O braço de responsabilidade social do Grupo Nexxera é o seu Instituto, organização de Inovação Social que vem contribuindo com a transformação da realidade de pessoas e comunidades da Grande Florianópolis. É por meio do Instituto Nexxera que o Grupo contribui para o fomento da transformação e do impacto sustentável através de experiências empreendedoras, geração de conhecimento, desenvolvimento de pessoas. Mais de 24 mil pessoas já passaram pelos projetos desenvolvidos pelo Instituto, contribuindo para o alcance dos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

Conexão de impacto

O Conexxão de Impacto é o programa de desenvolvimento de ideias e negócios de impacto socioambiental do Instituto Nexxera. Com início em 2017, mais de 100 negócios passaram por desenvolvimento através de mentorias, workshops e eventos, totalizando uma jornada de conhecimento de 6 meses para cada empreendedor. O conjunto destes projetos já impactou mais de 70 mil pessoas usuários de suas soluções. “Com foco na inovação, o Conexxão de Impacto foi construído de modo a alavancar negócios e preparar pessoas compromissadas com o planeta. Cada participante é desenvolvido para inovar tendo como essência a resolução de problemas socioambientais”, comenta Andrea da Silva, presidente do Instituto Nexxera.

Desenvolvimento de Startups de Tecnologia

O Grupo Nexxera é cofundador patrocinador do LinkLab CIA Primavera em Florianópolis/SC. A parceria do Grupo com o LinkLab permitiu selecionar, em 2018, 8 startups para serem desenvolvidas por meio de mentorias, para que elas aumentassem seus níveis de maturidade, desempenho e impacto social.

Conexxão Jovem

Programa de desenvolvimento de educação empreendedora de impacto em escolas municipais da Grande Florianópolis. Em 2019, o programa que atinge  5 escolas, busca atrair estudantes interessados a participarem do Desafio Conexxão Jovem. Depois de uma palestra inspiradora, os alunos identificam problemas reais da sua escola e apresentam soluções criativas. 20 alunos com as melhores ideias passam por uma capacitação e aprendem a desenvolver a sua proposta por meio da metodologia Canvas Kids, além de ser uma oportunidade de conhecerem o Nexxera Innovation Lab – Link Lab – já que as capacitações são realizadas nesse espaço. Logo após apresentam a proposta a uma banca de avaliadores. As melhores ideias e seus atores são convidados a fazerem uma viagem a São Paulo com o intuito de conhecer o ecossistema da inovação. Professores dessas escolas (os embaixadores do Conexxão Jovem) também passam por um processo de capacitação.    

Troca de Ideias

Desde 2015 o Troca de Ideias já atendeu mais de  17 mil alunos de escolas públicas em todo o estado de Santa Catarina, com a parceria de Edsoul Amaral, educador social, comunicador e apresentador, que aborda por meio de palestras a prevenção ao uso de drogas e a história de transformação e empreendedorismo. Mais de 3 mil alunos da educação fundamental II de 20 escolas passam anualmente pelo Troca de Ideias.

Voluntários Nexx

Em 2012, o Grupo Nexxera incorporou na sua cultura organizacional o incentivo ao voluntariado como parte da sua Cidadania Empresarial. O objetivo é engajar os colaboradores do Grupo Nexxera a compartilharem conhecimento e acompanharem as ações dos projetos que o Instituto Nexxera desenvolve com empreendedores (programa de mentores internos) e nas comunidades atendidas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img