27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Nexxo Cloud orienta sobre Servidores Cloud X Hospedagem Compartilhada

spot_img

Nexxo Cloud orienta sobre Servidores Cloud X Hospedagem Compartilhada

spot_imgspot_img

Nexxo Cloud é uma empresa de Florianópolis e promete oferecer ao mercado nacional uma solução de servidores cloud de alta perfomance

Neste artigo falaremos da diferença entre os servidores Cloud e Hospedagem Compartilhada. Mas não se preocupe, este não é um artigo pesado e técnico sobre infraestrutura e hospedagem. E sim uma explicação para pessoas não-técnicas sobre a diferença entre a hospedagem compartilhada e a hospedagem em nuvem.

Vamos voltar aos anos 1990…

Para entendermos melhor este artigo, precisamos entender de onde vem o serviço de hospedagem.

No início da internet, na década de 1990, surgiram os serviços de hospedagem. Algumas empresas que possuíam uma grande infraestrutura de data-centers, comercializavam parte dessa infraestrutura como um serviço. 

Assim, pessoas que não possuíam máquinas tão potentes ou que não tivessem máquina alguma, pudessem apresentar seus websites na internet.

Essa hospedagem como serviço foi revolucionária e permitiu que a internet crescesse da forma que ela cresceu nas últimas 3 décadas.

As páginas web nos primeiros anos da internet, eram, por muitas vezes, sites basicamente constituídos de arquivos estáticos, páginas em html puro, arquivos CSS, imagens e um pouco de Java Script.

Como a internet evoluiu exponencialmente e está do tamanho que está, os sites, logicamente, seguiram a mesma tendência. Hoje, os mesmos servidores que antes suportavam os sites do início da internet, já não são capazes de suportar as grandes aplicações modernas.

A internet cresceu

À medida que o tempo passou, as páginas web começaram a ganhar complexidade. Começaram a surgir as aplicações online, as lojas virtuais, o advento de vídeos em diversos sites e etc.

Resumindo

as páginas web foram cada vez mais deixando de ser o que eram (páginas estáticas) e começaram a se tornar sites mais complexos e que, por consequência, exigem maior processamento e maior capacidade da máquina em dar respostas rápidas para que o usuário tenha uma boa experiência na navegação online.

E essa evolução da internet foi muito mais rápida do que a dos provedores de serviço. Por consequência, não demorou muito para que estes provedores estivessem utilizando máquinas obsoletas para o tamanho que a internet estava se tornando.

Por isso, a hospedagem compartilhada, que nada mais é do que compartilhar uma máquina entre diversos clientes, vendendo uma “fatia” daquela máquina para cada pessoa, começou a se tornar algo antiquado. Pois, entregava uma experiência ruim aos usuários.

E assim surgiu a tecnologia Cloud

Foi nesse contexto que surgiu a tecnologia cloud. Esta que, hoje em dia, é tida como a melhor tecnologia de infraestrutura no mundo, pois ela entrega:

  •  Mais segurança;
  •  Mais estabilidade:
  •  Acesso de qualquer lugar do mundo.

A tecnologia cloud, explicando de forma simplificada, nada mais é que um servidor privado utilizado para poucas aplicações, que é viável por conta de algumas tecnologias que permitem que um site hora seja processado pela cpu de uma máquina em um data-center. E em outro momento seja processado por outro cpu de outra máquina em um data-center distinto.

Logo, não há mais dependência da existência física de uma máquina que faz o serviço de hospedagem. Toda uma rede de servidores interconectados na nuvem agora provê esse serviços de hospedagem para melhor atender o cliente final.

Sendo assim, o servidor na nuvem é um servidor inteiro para aquele cliente ou para aquela aplicação, diferente da hospedagem compartilhada, onde se utiliza de uma fatia de uma grande máquina.

Caso você deseje ler mais a fundo sobre a diferença entre servidor cloud e hospedagem compartilhada, recomendamos esse artigo em nosso blog.

Com isso, graças à tecnologia cloud, podemos dimensionar servidores na nuvem e assim, podemos ter um servidor simples para aplicações mais simples. Como também podemos ter servidores mais robustos para casos que necessitem dessa necessidade.

O cloud se adapta à necessidade de cada usuário, pois essa tecnologia permite uma adaptação incrível a diversos cenários e necessidades, além de nos permitir trabalhar com tecnologias de ponta de forma descentralizada.

Porquê o Cloud ainda não tem todos os sites da internet

Talvez você possa estar se perguntando: Se o Cloud é tão bom assim, por que ele ainda não está em todos os lugares? Com o ainda existe a hospedagem compartilhada?

Hoje, a tecnologia da nuvem já está muito acessível se comparada a alguns anos, a nuvem não é muito mais tão cara que a hospedagem convencional, sendo possível encontrar planos de servidores na nuvem a preços muito acessíveis.

Contudo, o grande desafio da tecnologia é a sua complexidade técnica, já que requer conhecimento técnico suficiente para configurar e gerenciar uma máquina na nuvem. Enquanto que a hospedagem compartilhada é muito simples: configura o site no servidor e em pouco tempo já pode começar a utilizá-lo.

Se o Cloud é complicado, o que fazer então?

Se é complicado, vamos descomplicar!

Por isso, nós criamos a solução de automação de gestão de servidores em nuvem. Todo servidor que entregamos já é, por padrão, auto-gerenciado, com centenas de rotinas automáticas que monitoram e configuram servidores. 

Assim, o usuário final não precisa ter conhecimento técnico ou contratar um profissional que pode cobrar caro por hora trabalhada. O que tornaria o processo inacessível a pequenas e médias empresas.

Nosso objetivo é permitir que a nuvem se torne mais democrática. Para que as pessoas e empresas possam começar a utilizar um serviço mais condizente com a internet atual e estarem preparados para ter mais entrega, performance, ter presença online e etc.

A nossa ideia é que nosso clientes possam usufruir de um serviço de ponta, que permita alto desempenho sem a necessidade de um custo alocado tão alto com profissionais técnicos.

E aí, agora já entende um pouco mais sobre a diferença entre servidor na nuvem e hospedagem compartilhada?

Saiba mais sobre Nexxo Cloud

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img