23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projeto CIC 8:30 será retomado nesta quarta-feira com noite lírica francesa

spot_img

Projeto CIC 8:30 será retomado nesta quarta-feira com noite lírica francesa

spot_imgspot_img

Recomeça nesta quarta-feira, 11, com uma noite especial de canto lírico o CIC 8:30 – Grandes Encontros, projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os músicos Kalinka Damiani, Luis Cláudio Barros, Claudia Ondrusek, Fernando De Carli, Ricardo Castro e Guilherme Amaral apresentam a Noite Lírica Francesa com obras de Francis Poulenc e Claude Debussy. Apresentação ocorre às 20h30, no CIC, e os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

 Este será um encontro de artistas do canto lírico da Grande Florianópolis. Com aproximadamente 80 minutos de duração, a noite unirá a representação de uma ópera monólogo e uma cena lírica, ambas as obras serão legendadas e apresentadas pela primeira vez na cidade.

Uma ópera monólogo em um ato, uma junção impressionante de cena de música e texto que representa muito bem as emoções da personagem. A história envolve uma mulher abandonada, falando ao telefone, com seu (invisível e inaudível) amante. Percebe-se gradualmente os motivos da ruptura, manias, medos, alegrias, etc. O serviço telefônico em Paris nesta época (1930) era notoriamente fraco e a conversa é interrompida várias vezes durante a agonizante e fascinante ópera.

 Sobre os artistas

Claudia Ondrusek: Nascida em Florianópolis, é bacharel em Piano e mestre em Musicologia pela Udesc, com pesquisa voltada para a história e a recepção da ópera em Florianópolis. Como cantora de coro, participou de vários concertos e turnês com o Polyphonia Khoros dos anos 2000 a 2011. Como solista, trabalhou em mais de 10 montagens de ópera e também em concertos sinfônicos. Atualmente possui intenso trabalho de educação com estudantes de canto lírico e é preparadora vocal do Polyphonia Khoros e da Associação Coral de Florianópolis.

 Fernando De Carli: Barítono lírico catarinense, teve como principais professores Rute Gebler, Neyde Thomas, Elaine Boniolo e Rio Novello. Atualmente dedica-se ao aperfeiçoamento vocal através das orientações do baixo-barítono Carlo Colombara. Participou como solista de diversas montagens óperas em Santa Catarina. Se apresentou em todos os estados do Brasil, bem como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, junto ao pianista Alexandre Dietrich e o Polyphonia Khoros, onde também atua como preparador vocal e assistente de regência.

 Ricardo Castro: Iniciou seus estudos de canto em 1999 sob a orientação da professora Neyde Thomas em Curitiba (PR). Aperfeiçoou-se com renomados professores e foi integrante do projeto “Tela Lírica”, intercâmbio Teatro Guaira e Conservatório de Adria na Itália. Venceu o concurso de canto Aldo Baldin em duas edições (2001 e 2008) e participou como solista em inúmeras montagens de ópera.

 Guilherme Amaral: Mestre em Piano pela Udesc, iniciou seus estudos em 1990. Aperfeiçoou-se com renomados professores, tais como Luiz Senise, Eduardo Monteiro, Huub de Leew (Holanda), Marcelo Bratke, Cristina Ortiz, Alexander Mindoyants (Rússia) e Paulo Alvares (Alemanha). Classificado em segundo lugar no Concurso Nacional Performance (SC-1995), teceiro lugar no Concurso Nacional Art Livre (SP-2003), vencedor do Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística e segundo lugar na categoria Piano Solo (PR-2004), vencedor do Concurso Jovem Destaque, nas categorias Piano Solo e Duo com Piano (RJ – 2006). Integra o SC Piano Trio desde sua fundação, em 2009.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img