20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Notícias do Dia ganha Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa

spot_img

Notícias do Dia ganha Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa

spot_imgspot_img

O caderno de cultura e variedades do jornal Notícias do Dia entrará na galeria dos homenageados com a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa

O caderno de cultura e variedades do jornal Notícias do Dia receberá importante destaque do setor. O Plural é um dos dez selecionados para receber a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa 2010, a mais importante concedida pelo governo do Estado na área cultural.

Criado em 2008, o Plural nasceu com uma proposta de lançar um olhar múltiplo. Orientado pelo seu próprio nome, busca valorizar o universo artístico e cultural de forma abrangente, construindo a partir de suas experiências e com seu leitor uma visão sensível do universo cultural.

Neste ano, os homenageados foram escolhidos em três plenárias. A medalha é entregue pelo governador do Estado. A cerimônia ocorrerá no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho) no dia 24 deste mês. Confira os outros nove nomes que serão agraciados: Associação Coral de Florianópolis, a artista plástica Berenice Gorini, o Grupo Armação, o escritor Silveira de Souza, a soprano Rute Gebler, a Sociedade Dramático Cultural Carlos Gomes (Blumenau), a Sociedade Harmonia Lyra (Joinville) e as homenagens in memorian para a pioneira do ensino da dança em Joinville, Liselott Trinks, e ao escritor Vitor Antonio Peluso Jr.

Sobre o prêmio

A medalha Cruz e Sousa foi criada por decreto em 1994 e começou as homenagens em 1997. Exceto em 2000, todos os anos destaca nomes indicados pelo CEC (Conselho Estadual de Cultura) e escolhidos em votação secreta com a aprovação da maioria de dois terços dos membros.

A medalha leva o nome do precursor do simbolismo, Cruz e Sousa (1861-1898), nascido em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Filho de escravos, recebeu tutela e educação do Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome. Dirigiu o jornal “Tribuna Popular”, com o qual combateu a escravidão. Publicou “Tropos e Fantasias”, em parceria com Virgílio Várzea. “Missal” (prosa poética) e “Broquéis” (poesia).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img