16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Novembro Azul alerta homens para prevenção

spot_img

Novembro Azul alerta homens para prevenção

spot_imgspot_img

Campanha contra o câncer de próstata leva pacientes ao consultório e possibilita outros diagnósticos

O combate ao câncer de próstata é a bandeira que agrupa médicos, pacientes e autoridades em torno do Novembro Azul. Hoje em dia, porém, a possibilidade de detecção precoce de tumores, essencial para o sucesso do tratamento, é apenas parte do resultado esperado da campanha. “O combate ao câncer é a razão de ser da iniciativa. Mas atualmente se considera fundamental também despertar no homem a preocupação com a saúde em geral e estimulá-lo a fazer exames e avaliações clínicas que podem identificar também outros problemas”, diz o urologista Henrique Peres Rocha. Nas consultas e análises o paciente pode ser alertado sobre doenças tão distintas quanto a diabetes, a obesidade, a hipertensão ou problemas urológicos menos graves, mas de grande prevalência, como a hiperplasia benigna da próstata (crescimento não cancerígeno da glândula).

O diagnóstico precoce é fator importante para o sucesso do tratamento ou até a prevenção de complicações de diversas doenças. O caso da hiperplasia da próstata, que acomete até 80% dos homens de terceira idade, é um deles. Não tratado adequadamente, o inchaço da glândula pode provocar incontinência ou retenção urinária, infecções e, no extremo, insuficiência renal. O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos ou com procedimentos cirúrgicos como o Green Light, usado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. “O aumento da expectativa de vida de população reflete na elevação da prevalência de algumas doenças. Isso torna a prevenção cada vez mais importante”, diz Henrique Peres.

O alerta principal, acrescenta, é para os homens com mais de 40 anos, que devem ir ao consultório fazer o exame de controle do PSA. Uma análise de sangue simples, que pode indicar se o paciente tem maior ou menor risco para o câncer de próstata. Na maioria dos pacientes, o exame de toque é indicado a partir dos 50 anos. “A avaliação da saúde da próstata é muito importante. O câncer tem grande prevalência, a avaliação do paciente é simples e barata e hoje há diversos tratamentos com resultados bastante positivos para a doença”, diz o médico.

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica a ocorrência de 2600 novos casos de câncer de próstata em 2018 em Santa Catarina. Esse é o tipo de câncer mais comum no homem (excetuando os cânceres de pele) e o segundo em causa de óbitos (atrás do câncer de pulmão)

Sobre o Hospital Baía Sul

O Hospital Baía Sul, associado à holding administradora de serviços de saúde Hospital Care, está localizado no Centro de Florianópolis, junto a um complexo médico com mais de 100 consultórios, laboratório de análises clínicas e um centro de diagnóstico por imagem. Com atendimento a cirurgias de baixa, média e alta complexidades, o empreendimento oferece estrutura com oito salas de cirurgia, 89 leitos de internação, 15 leitos de UTI, pronto atendimento 24h e serviço próprio de nutrição. O Hospital Baía Sul é parceiro da Clínica Imagem na manutenção do Instituto Baía Sul de Ensino e Pesquisa Dr. Irineu May Brodbeck (IEP), criado para desenvolver projetos de pesquisa, inovação e aperfeiçoamento contínuo de toda a equipe de atendimento e do corpo clínico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img