fique por dentro de floripa

- Geral - Novo aeroporto de Florianópolis registra salto de qualidade nas avaliações de passageiros já no primeiro mês de operação

07.11.2019

Novo aeroporto de Florianópolis registra salto de qualidade nas avaliações de passageiros já no primeiro mês de operação

07.11.2019
Novo aeroporto de Florianópolis registra salto de qualidade nas avaliações de passageiros já no primeiro mês de operação
Foto: Divulgação

O novo Aeroporto Internacional de Florianópolis completa o primeiro mês de operação, com um diagnóstico positivo da transferência operacional e dos resultados alcançados com o novo conceito de operação. Um bom termômetro é o resultado preliminar da Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), no mês de outubro. O aeroporto de Florianópolis, que desde janeiro de 2018 figurava na última e penúltima posições na nota geral de satisfação, saltou para a segunda colocação entre os 20 maiores aeroportos pesquisados no mês de outubro.

Além da Pesquisa SAC, é realizada também com os passageiros a Pesquisa ANAC, que questiona sobre serviços e conforto. Já no primeiro mês de operação do novo aeroporto, a média geral dos indicadores é 4,7. No 2° e 3° trimestres anteriores, ainda no antigo terminal, a média era 3,8. Veja tabela com os principais requisitos pesquisados abaixo:

O resultado positivo das pesquisas é fruto de uma transferência operacional feita com sucesso. O processo de desligar a chave em um terminal e ligar em uma nova infraestrutura totalmente nova, composta de sistemas complexos de TI e novo modo de operação, é um dos maiores desafios da aviação.

“Conseguimos superar este desafio de uma maneira extraordinária: os voos foram pontuais, os sistemas de TI funcionaram perfeitamente e a comunidade aeroportuária estava totalmente familiarizada com o novo espaço. O melhor disso tudo é perceber o sorriso no rosto das pessoas quando nos visitam. Nunca vi um aeroporto com um ambiente tão maravilhoso. O aeroporto de Florianópolis é único e especial!”, analisa Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. 

Novo conceito para o meio-fio de embarque e desembarque de passageiros

A Floripa Airport implementou um novo conceito operacional para a área de embarque e desembarque de passageiros. Com cancelas instaladas na entrada do aeroporto, o motorista tem 10 minutos de tempo de tolerância para deixar ou pegar um passageiro. Após este período, é cobrado R$ 20 a cada 10 minutos. Vale mencionar que no antigo terminal também não era permitido estacionar no meio-fio e não havia tolerância. Já no estacionamento, a concessionária adotou preço acessível, cobrando R$ 12 pela primeira hora com gratuidade das 3 horas seguintes. O novo conceito tem foco único em garantir organização e controle de fluxo no meio-fio. A Floripa Airport realizou uma pesquisa específica com passageiros, que deveriam dar nota de 0 a 5 à área de meio-fio. Veja abaixo 3 respostas da pesquisa:

A concessionária também realizou um estudo para medir os tempos de deslocamento dos veículos no percurso de 608 metros entre a cancela de entrada e a cancela de saída e o tempo médio de deslocamento é de 1,5 minuto.

Para a Floripa Airport, é positivo observar que os passageiros e visitantes estão aprendendo a usar o meio-fio de maneira correta. O índice de motoristas que excedem os 10 minutos de tolerância é de 0,4%. O novo conceito atinge, portanto, o objetivo de organizar o fluxo de veículos.

A Place To be

Expressão em inglês repetida com frequência pela Floripa Airport, a Place To Be é o conceito inovador trazido pela Zurich Airport a Florianópolis: o fluxo de visitantes tem se consolidado o lugar como de passeio. Aos finais de semana, o terraço panorâmico, único em aeroportos no Brasil, tem recebido até 2 mil visitantes por dia. Os eventos nas tardes de sábado já se tornaram uma opção de lazer para famílias, com oficinas criativas para crianças e atrações para os adultos.

O Boulevard 14/32 também tem sido utilizado para receptivos de eventos e palestras de parceiros. 

Aeroporto Verde

E no primeiro mês de operação, o novo aeroporto já recebeu um dos maiores reconhecimentos da aviação mundial. O título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International (ACI), reconhece o programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, que já desvia do aterro sanitário 60% de todo o lixo geradono aeroporto.

Outras diretrizes, com foco em sustentabilidade, foram implementadas no novo aeroporto, como o reuso de água de chuva, a exclusão de utensílios plásticos na administração do aeroporto, o uso de bicicletas e carrinhos elétricos para transporte de bagagem na área de pátio. 

Outros números

A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a antiga, aliada às inovações e serviços implementados elevam os índices de qualidade do novo aeroporto. No total, 323.373 mil passageiros passaram pelo novo terminal em outubro, 2% a mais do que o mesmo período do ano passado.

A Floripa Airport segue atenta aos feedbacks de todos os usuários para ajustar e melhorar seus serviços, mas analisa que o primeiro mês de operação da nova infraestrutura foi um sucesso, garantindo excelência no atendimento aos passageiros e visitantes.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Floripa Airport anuncia o novo diretor geral do aeroporto

13.11.2019

Floripa Airport anuncia o novo diretor geral do aeroporto

Beiramar Shopping com horário diferenciado nesta sexta-feira

13.11.2019

Beiramar Shopping com horário diferenciado nesta sexta-feira

Prêmio ACIF de Jornalismo reconhece as melhores histórias de empreendedorismo em Florianópolis

13.11.2019

Prêmio ACIF de Jornalismo reconhece as melhores histórias de empreendedorismo em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.