23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

NovoCiclo promove palestra sobre “Lixo Zero” em Florianópolis

spot_img

NovoCiclo promove palestra sobre “Lixo Zero” em Florianópolis

spot_imgspot_img

Projeto prevê o reaproveitamento e a reciclagem de materiais

O destino correto dos resíduos gerados no dia-a-dia das famílias é o tema de palestra que o engenheiro Rodrigo Sabatini, presidente da NovoCiclo (http://www.novociclo.com.br) , realiza no dia 20 de julho, a partir das 19h, no Senac Prainha, em Florianópolis. A empresa defende o reaproveitamento de materiais que, erroneamente, acabam indo para o lixo comum, onde vão ocupar espaço nos aterros sanitários e prejudicar o meio ambiente. O objetivo da palestra é explicar como o projeto “Lixo Zero” pode ser implantado em condomínios.

“Lixo Zero” – A proposta da NovoCiclo contempla o reaproveitamento, de forma eficiente, de vários tipos de materiais, como: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas, óleo de cozinha, entre outros, e o destino correto dos que não podem ser totalmente reaproveitados, como baterias e lâmpadas fluorescentes, até que o lixo propriamente dito, seja quase nulo.

Segundo o presidente da NovoCiclo, quando se fala em gestão de resíduos, muita gente pensa que o primeiro passo é a reciclagem, mas, o que vem primeiro é o reuso. “Se um material não pode ser reusado, aí sim, ele é encaminhado para reciclagem. Por exemplo, uma garrafa PET pode ser reaproveitada de diversas formas, inclusive para artesanato. E este material não pode ser reusado para acondicionar bebidas novamente, a não ser que seja reciclado”, explica.

A metodologia desenvolvida pela NovoCiclo prevê móveis com nichos especiais para cada tipo de material, onde os usuários devem disponibilizar os resíduos limpos. Estes espaços são chamados de residuários. A NovoCiclo se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas que vão reutilizar este material ou, no caso de materiais não-reaproveitáveis, eles são enviados a indústrias que providenciam o descarte correto, evitando a poluição do meio ambiente. “Como os materiais chegam limpos ao residuário, não há o problema de mal cheiro, muito comum nos espaços de coleta seletiva dos condomínios”, afirma Sabatini.

Conscientização e programa de fidelidade – A NovoCiclo também realiza palestras de educação ambiental e possui um programa de fidelidade que possibilita que os usuários troquem pontos por produtos sustentáveis, como produtos de limpeza biodegradáveis, que vem sendo a opção da maioria.

Além de prestar consultoria à condomínios, a NovoCiclo também atende a empresas e administrações municipais. Em março, lançou em parceria com a prefeitura de Florianópolis o Espaço Recicle. A iniciativa, que funciona no Parque de Coqueiros recolhendo resíduos, nos dois primeiros meses registrou a participação de aproximadamente 2.500 pessoas e encaminhou para reaproveitamento mais de 20 toneladas de materiais.

SERVIÇO

O quê: Palestra sobre “Lixo Zero”
Quando: 20 de julho, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Senac Prainha, Rua Silva Jardim, 360.
Inscrições: gratuitas, através do site www.fiala.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img