19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Núcleo de Neuropsicologia do HU-UFSC completa dez anos de atuação com relevantes serviços para o ensino, pesquisa e extensão da região

spot_img

Núcleo de Neuropsicologia do HU-UFSC completa dez anos de atuação com relevantes serviços para o ensino, pesquisa e extensão da região

spot_imgspot_img

Para comemorar uma década de existência, haverá um evento entre os dias 24 e 25 de agosto que reunirá profissionais e estudiosos da neuropsicologia 

Florianópolis (SC) – O Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), fundado em 2013 pela neuropsicóloga Rachel Schlindwein e pela médica Rosane Seleme, completa 10 anos de atuação, com milhares de atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais. E para comemorar os avanços, será realizado o II Congresso Brasileiro de Cognição, que ocorrerá simultaneamente com o VII Congresso Sul Brasileiro de Cognição, com a VI Jornada Catarinense de Neuropsicologia e com o I Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Santa Catarina, consistindo em um relevante acontecimento clínico-científico na área. 

A jornada de conhecimento científico acontecerá no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As inscrições on-line podem ser realizadas até o dia 17 de agosto, por meio deste link

Núcleo de Neuropsicologia do HU-UFSC 

O Núcleo visa fomentar conhecimento acadêmico, experimental e de prática clínica no âmbito das neurociências, de modo multidisciplinar. Incluem tanto as áreas básicas (bioquímica, neuroquímica, biologia e genética) quanto as clínicas (neuropsicologia, psicologia, neurologia, neurocirurgia, psiquiatria, neuroimagem, fisioterapia, neuroanatomia, gerontologia/geriatria, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem) na atuação e na cooperação entre pesquisadores de diferentes instituições.  

A neuropsicóloga e presidente do Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do HU-UFSC, Rachel Schlindwein, aponta que o Núcleo se destaca nos procedimentos de avaliação neuropsicológica, estimulação/reabilitação cognitiva e psicoeducação pelo Sistema Único de Saúde -SUS, além de diversas pesquisas científicas e projetos de extensão, envolvendo profissionais de Saúde, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (residência e strictu sensu). 

As grandes linhas de pesquisa realizadas são: desenvolvimento neuropsicomotor e Infância; neuropsicologia (aplicada a doenças neurológicas, como epilepsia, demência, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Acidente Vascular Encefálico (AVE), sequelas cognitivas de COVID-19); envelhecimento, psicometria; qualidade de vida; perda auditiva; uso e abuso de substâncias. 

Publicações 

Entre os trabalhos de destaque publicados pelos membros do Núcleo de Neuropsicologia do HU-UFSC está um relacionado a pandemia da Covid-19, intitulado: “Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela COVID-19”, que discute e sugere estudos de desenvolvimento de protocolos para atendimento em saúde mental frente à situação de emergência e crise proporcionada pela COVID-19. Acesse o estudo realizado . 

Congresso 

As edições anteriores ocorreram em 2011, 2014, 2015, 2017, 2019 e 2021. E, neste ano, a intenção será de ofertar o evento, já consagrado, em uma versão enxuta, tendo como objetivo principal das jornadas a comemoração do Dia do Psicólogo/SBP SC – 2023 e do Aniversário de 10 anos do Núcleo de Neuropsicologia e Saúde – HU/UFSC.  

O evento é realizado pelo Núcleo de Neuropsicologia e Saúde – HU/UFSC e Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Durante a programação, haverá a participação de profissionais e residentes do HU-UFSC. 

Confira a programação completa: 

Dia 24/8: Abertura e minicurso 

13h: Instrumentos de rastreio cognitivo (Dr. Roberto Cruz (UFSC)) 

Dia 25/8: 

9h: palestra: Epidemiologia e neurociências (Dra. Carla Sasso – UNESC) 

10h: A atuação da SBP no Brasil (Palestrante: Dra. Andreia Schmidt (SBP e USP), Moderador: Dra. Katie Almondes (SBP- UFRN) – Aula Magna online 

11h Palestra: Crises Psicogênicas não epilépticas: avaliação neuropsicológica e atendimento psicoeducativo (Palestrante: Dra. Rachel Schlindwein (SBP e UFSC), Moderadora: Dra. Adriana Boschi Moreira (UFSC)). 

Intervalo almoço 

13h30 – 14h30: Palestra: Avaliação Psicológica e cognição (Dra. Carolina Bunn Bartilotti – UNISUL) 

14h30 – 15h15: A definir 

15h30: Mesa: Psicopatologia e Doença neurológica (Dr. Rafael Frasson – UFSC, Edson Pilotto – UFSC e HRSJ), Moderadora: Dra. Rosane Porto Seleme – UFSC) 

Intervalo 

17h: Mesa redonda – Experiência de estágio no Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do Hospital Universitário – UFSC. (Palestrantes: Petra Reuwsaat Paul (psicóloga – UFSC), Zenóbio Ferreira (Psicólogo residente – HU/UFSC), Sophia Berka (Graduanda em Psicologia – UFSC), Mércia Cristina Santos (Graduanda em Medicina – UFSC). 

Monitoras: Jaqueline Bragatti de Oliveira, Tainara Macêdo (Graduandas em Psicologia – UFSC) 

18h encerramento  

_____________________________________________________________________________ 

LOCAL 

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago 

Rua Professora Maria Flora Pausewang Trindade 

Florianópolis, SC 

_____________________________________________________________________________ 

Sobre a Rede Ebserh  

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  

Foto: A Dra Rachel Schlindwein, com 25 anos de experiência na área, também será palestrante do evento.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img