30.1 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

O escritório catarinense JA8 Arquitetura Viva lança mobiliário urbano no mercado de São Paulo

O escritório catarinense JA8 Arquitetura Viva lança mobiliário urbano no mercado de São Paulo

spot_img


O Balanço Tempo, desenhado pela arquiteta e paisagista Juliana Castro de Florianópolis e produzido pela Metalco do Brasil, ganhará espaço na Galeria Botânica a partir do dia 9 de dezembro

Acostumada a trabalhar a paisagem urbana com soluções verdes, a arquiteta e paisagista Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura Viva, com sede em Florianópolis, sempre foi muito de observar e estudar o espaço, especialmente pelo olhar das pessoas que vivenciam o mesmo antes de propor ou criar um projeto de paisagismo em praças e jardins humanizados. Com o desenho do Balanço Tempo não foi diferente. Nos playgrounds ela percebeu que apenas crianças podiam brincar nos balanços. Foi aí que surgiu a vontade de possibilitar que adultos também pudessem usufruir do momento especial do balançar. “A ideia foi democratizar o brincar no espaço público”, explica.

Atenta e aberta a ideias inovadoras, a Metalco do Brasil – referência em mobiliário urbano em prol de um design social -, fechou parceria com o escritório JA8 e passou a produzir o balaço Tempo, que até então era fabricado pontualmente e de forma artesanal. O lançamento do brinquedo no mercado nacional ocorrerá no próximo dia 9/12, em São Paulo, na Galeria Botânica.

O balanço Tempo, segundo Juliana, faz parte de uma linha de mobiliário que também inclui, gira-gira, escorregador e montanha de escalada. “São brinquedos para qualquer idade, porque os adultos também brincam”, destaca. O balanço é feito totalmente de aço e suporta até 300 quilos, permitindo o uso em grupo também. A forma inspirada em uma ampulheta faz alusão ao passar das horas, é um convite a voltar no tempo ou reter tempo para viver o lúdico no cotidiano.

Aliás, a relação de Juliana com o balanço já é antiga, mexe com as memórias afetivas, e não por menos rendeu até um livro escrito por ela: “Alma em Movimento”, título da Cais Editora,  lançado em Florianópolis em 2020. A publicação reúne textos e desenhos feitos pela arquiteta e paisagista, inspirados no movimento e nas sensações do “balançar”.


Para Endrigo Bortagaray,  diretor comercial e de marketing da Metalco do Brasil – filial da renomada indústria italiana de mobiliário urbano -, a parceria neste projeto reafirma a proposta da empresa de oferecer qualidade e bem-estar para as pessoas no uso dos espaços externos, além de valorizar a expertise de profissionais brasileiros. “Identificamos, no balanço Tempo, uma grande oportunidade de entregar ao público um produto que valoriza a arte de brincar, inclusive não só crianças, mas permitindo que adultos também possam se divertir juntos”, afirma.

E não para por aí. Para 2022, a ideia do projeto entre o JA8 e a Metalco do Brasil é investir no design de peças com desenho universal, voltado às pessoas com necessidades especiais.

O local na capital paulista, a Galeria Botânica, em Pinheiros – bairro que respira arte, cultura e gastronomia – foi escolhido a dedo para o lançamento. O espaço sensorial e com uma cenografia instagramável, inaugurado em 2019, surgiu para ir além e conectar pessoas por meio do universo artístico e botânico. Uma verdadeira vitrine principalmente junto a profissionais da arquitetura, design e urbanismo da cidade. “Não só faremos o lançamento, como seremos o showroom do balanço Tempo, uma peça que contribui para o resgate das memórias de infância”, diz Gabriela Nora, idealizadora da Galeria Botânica.

Para o evento de apresentação do balanço Tempo no dia 9 foram convidados o publisher da revista Pop-se, Allex Colontonio, e o jornalista André Rodrigues, autores do instagram @decornautas. A dupla é conhecida pela  assinatura de editoriais, ensaios, conteúdos e narrativas criadas para o segmento da arquitetura e afins.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img