fique por dentro de floripa

- Cursos e Palestras - O panorama da dança no século XX é tema de curso gratuito em Florianópolis

15.10.2019

O panorama da dança no século XX é tema de curso gratuito em Florianópolis

15.10.2019
O panorama da dança no século XX é tema de curso gratuito em Florianópolis
Foto: Guia de ideias correlatas Grupo Cena 11. Foto Cristiano Prim

 

"O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX" será assunto do segundo módulo do curso "Histórias da Dança Catarinense", do projeto Midiateca de Dança, nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 14h às 18h, na Casa da Memória, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas

Fim dos anos 1970, o ballet ainda reinava absoluto como expressão artística atrelada à ideia de status social. Era a técnica ovacionada pela elite, disciplina que representava muito além da ereta postura corporal e gestos delicados, também sinônimo de educação e de como se portar em público. Na virada da década, a rigidez do estudo balançou com a chegada de novos movimentos, como o jazz e dança moderna - que na época ganhava o mundo, também o Brasil e Florianópolis -, e abriu possibilidades de outras práticas corporais. 

"O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX" é recorte do tema do segundo módulo do curso Histórias da Dança Catarinense, que ocorre nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 14h às 18h, na Casa da Memória, em Florianópolis. A programação gratuita faz parte do projeto Midiateca de Dança, um site que irá reunir amplo acervo da produção artística catarinense a partir de dezembro deste ano.  

"A partir desta década observamos expoentes do ballet pensando o local onde estão inseridos. O mundo hegemônico do ballet começa a ser permeado por outras técnicas, não só na proposta de formação, mas na cena artística. Temos a partir daí a abertura para novas linguagens corporais", conta Sandra Meyer, que junto às pesquisadoras Jussara Xavier e Vera Torres, conduz o projeto de resgate e valorização da história da dança em Santa Catarina.

No encontro também serão abordadas as trajetórias de artistas e obras relacionadas aos acontecimentos que contribuíram para a configuração do cenário da dança catarinense, de 1970 a 2000.

"Destacaremos bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores, ressaltando o surgimento dos grupos e eventos de dança neste momento. Olharemos para as reverberações das técnicas de dança moderna e do jazz neste ambiente. Feitos de profissionais como Renée Wells e Jussara Terrats, grupos como Ballet Desterro e Cena 11, eventos como o Festival de Dança de Joinville, I Mostra de Novos Coreógrafos do Sul e a pós-graduação Especialização em Dança Cênica serão analisados", complementa Jussara Xavier. 

O curso "Histórias da Dança Catarinense" encerra no dia 25 de outubro, das 14h às 18h, com o tema "Poéticas da dança em SC nos anos 2000". As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail contato@midiatecadedanca.com ou no próprio local, 20 minutos antes do início do curso. 

Sobre o projeto Midiateca de Dança - Foi contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2018 do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, numa iniciativa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

CURSO: HISTÓRIAS DA DANÇA CATARINENSE

Com Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres

18 e 25 de outubro, das 14h às 18h

Auditório da Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho, 58 Centro, Florianópolis

18 de outubro de 2019: O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX

25 de outubro de 2019: Poéticas da dança em SC nos anos 2000

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Curso gratuito para gestantes nesta quinta-feira em Florianópolis

18.11.2019

Curso gratuito para gestantes nesta quinta-feira em Florianópolis

Curso gratuito para mamães, papais e bebês em Florianópolis

18.11.2019

Curso gratuito para mamães, papais e bebês em Florianópolis

Curso de Fotografia de Grande Formato no CIC

14.11.2019

Curso de Fotografia de Grande Formato no CIC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.