20.4 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 1, 2021
cinesytem

Obra completa de Cruz e Sousa é disponibilizada no site da Fundação Catarinense de Cultura

spot_imgspot_img

Obra completa de Cruz e Sousa é disponibilizada no site da Fundação Catarinense de Cultura

spot_img

Dando prosseguimento às comemorações pelos 150 anos do poeta catarinense Cruz e Sousa, completados em novembro de 2011, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) acaba de disponibilizar em seu site dois volumes com a obra completa do bardo simbolista, organizados pelo pesquisador Lauro Junkes.

No endereço www.fcc.sc.gov.br/cruzesousa, pesquisadores, estudantes, professores, leitores e todos os interessados em conhecer mais sobre o poeta terão acesso, ainda, à 75ª edição do jornal “Ô Catarina!”, sobre o sesquicentenário do simbolista.

“A ideia é criar um centro de documentação, reunindo, além da obra completa, biografias, ensaios, artigos, revistas e entrevistas”, adianta o consultor de projetos especiais da FCC, Marco Vasques.

Mais novidades

A programação em torno dos 150 anos de Cruz e Sousa deve ter também novos desdobramentos ao longo de 2013, além das ações já iniciadas em 2011.

Para dar ainda mais visibilidade ao maior poeta simbolista do Brasil, a FCC distribuirá de mais de 70 mil livros pelo estado de Santa Catarina; criará pontos de distribuição desses livros; promoverá o projeto Poesia ao Pé do Ouvido, em que atores percorrem cidades recitando poesias de Cruz e Sousa em terminais urbanos; organizará um CD com poesias de Cruz e Sousa para pessoas com deficiência visual; e lançará o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura.

“Queremos manter viva a obra desse que foi um dos principais nomes da literatura catarinense em todos os tempos. Para isso, a FCC tem redobrado seus esforços no sentido de divulgar o trabalho de Cruz e Sousa junto à população catarinense”, finaliza o presidente da FCC, Joceli de Souza.

spot_img
spot_img