22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Obra de Franklin Cascaes inspira Metamorfoses Imagéticas

spot_img

Obra de Franklin Cascaes inspira Metamorfoses Imagéticas

spot_imgspot_img

Nunca é tarde para celebrar o nascimento de alguém tão especial como foi o pesquisador e folclorista Franklin Cascaes. Em homenagem ao artista catarinense, a Galeria Pedro Paulo Vecchietti receberá a exposição Metamorfoses Imagéticas – videoinstalação concebida pela professora do Curso de Cinema da UFSC, Aglair Bernardo, e produzida pela Associação Cultural Vinil Filmes. A mostra será inaugurada nesta quarta-feira, às 20h, encerrando as comemorações alusivas ao aniversário da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Idealizada pela Associação dos Amigos do Museu Universitário, em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e Universidade Federal de Santa Catarina, a exposição é patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura. Faz parte de um conjunto de trabalhos elaborados dentro das comemorações do centenário de nascimento de Franklin Cascaes, em 2008, e que agora integram outro ciclo de exposições comemorativas denominado “100+ 1”, que ficará aberto ao público até 25 de setembro.

Metamorfoses Imagéticas trata de mutações e de transformações, de acasos entre os encontros de som e imagem, de fluxos imagéticos, ora velozes, ora entediantes. Sem didatismo e sem apelos documentaristas, a videoinstalação propõe um diálogo com fragmentos da obra do artista, onde imagens e sons fazem-se e refazem-se diante do espectador, permitindo que, em função do seu olhar e de sua circulação na galeria, a obra nunca seja igual.

As obras

O quadro – à entrada o observador encontra um monitor com imagens em super 8 de Cascaes que fazem parte do arquivo do Museu Universitário, filmadas na década de 70, realizadas por Murilo Valente. Com uma narrativa em off saída de uma das cúpulas de acrílico instaladas no ambiente, o observador ouvirá um breve texto narrado em primeira pessoa, reproduzindo trechos de depoimentos de Cascaes. Essas imagens foram tratadas e perdem o registro documental, desintegrando-se no tempo. Há que se esforçar para vê-las, pois tratam de uma cultura e de um tempo em desaparição.

O Totem – numa espécie de totem, imagens oriundas de três monitores dialogam em um fluxo contínuo, sobrepondo e justapondo tempos, imagens das esculturas de Cascaes referentes à Procissão Nosso Senhor dos Passos, da rotina da cidade, imagens da natureza produzidas em uma trilha para Costa da Lagoa e registros atuais da procissão.

O cubo – em um cubo, situado no centro da galeria, tediosamente são exibidas imagens de pés esculpidos por Cascaes, uma referência aos seus estudos de anatomia humana, pouco conhecidos.

O caderno – num outro nicho o observador poderá construir o seu próprio tempo para folhear virtualmente alguns de seus vários manuscritos e entrar em contato com o amarelecido dos cadernos e suas anotações. O som ambiente dá o tom à exposição e foi habilmente esculpido de modo a permitir que o observador crie sua própria atmosfera para entrar em contato com o universo de Cascaes e com a obra.

Serviço:

O Quê: Exposição Metamorfoses Imagéticas

Quando: Abertura – quarta-feira (5/08)

Visitação Pública: de 6 de agosto a 25 de setembro – das 10h às 18h

Local: Galeria Pedro Paulo Vecchietti

Praça 15 de Novembro, nº 180, esquina com Rua Tiradentes – Centro

Telefone: (48) 3228-6821

Agendamento: escolas interessadas em agendar visitação, agendar com vinilfilmes@gmail.com ou pelos telefones: 3204-7557 / 9102-6153

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img