23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Obra sobre desenvolvimentos de jogadores para o voleibol será lançada em Santa Catarina

spot_img

Obra sobre desenvolvimentos de jogadores para o voleibol será lançada em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Em Florianópolis será nesta sexta-feira (13/08)

O ex-atleta e hoje professor doutor Antônio José Muller lança este mês em Santa Catarina a obra Voleibol: Desenvolvimento de Jogadores, na Livrarias Catarinense em Florianópolis no dia 13 e em Blumenau no dia 17.

O livro aborda a preparação dos atletas, aprendizagem motora, seleção de talentos, avaliação dos atletas, competência de cada um e a importância do treinador, professor e da família. “O objetivo é que com esse material em mãos o treinador se guie na elaboração, formação e os treinamentos, dando nova opção para o desenvolvimento do atleta de voleibol”, afirma o autor. “Este livro foi criado com a perspectiva de auxiliar os treinadores na criação de melhores programas e, assim, explorar ao máximo o talento de seus atletas na escalada em busca de jogadores mais bem preparados; além de apresentar um novo “sistema” de desenvolvimento de jogadores de voleibol, que sugere a evolução do jogador desde a iniciação até a fase adulta, dividido em quatro fases distintas de evolução abrangendo as características do voleibol sob os aspectos técnico, tático, físico e psicológico na formação do jogador de voleibol completo”, completa.

A obra apresenta de forma didática quantos anos de preparação um jogador precisa para estar apto a atuar no voleibol adulto e mostra como alcançar o desenvolvimento técnico, tático, físico e psicológico de modo que a transição para o nível elevado ocorra. “Esta obra é resultado de uma pesquisa comparativa metodológica que traz a experiência teórica e prática entre duas importantes escolas do voleibol mundial, a escola brasileira e a norte-americana, e que pretende indicar como o jogador de voleibol deve ser preparado para atuar em um nível de rendimento mais alto”, afirma.

O leitor irá encontrar respostas para várias questões relacionadas com a formação de jogadores de voleibol como: quais as características do voleibol e suas influências no iniciante, como conhecer as faixas etárias e as respectivas características de cada fase para entender se os jogadores estão aptos a atuar de forma ideal na categoria respectiva, quais as consequências da especialização precoce, como avaliar seus jogadores durante o processo evolutivo, como executar o planejamento de equipe e a expectativa de resultados entre outras.

Sobre o autor

É graduado em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (SC), pós-graduado (Especialização) em Ciência do Treinamento Desportivo e Voleibol pela Universidade de Nova Iguaçu (RJ) e Doutorado em Educação pela The University of Texas at El Paso (EUA).

Foi jogador profissional de voleibol por 20 anos tendo conquistado vários títulos estaduais e nacionais em diversas categorias e em equipes como a Sadia de Concórdia, Olímpico e Adeblu/Karsten de Blumenau e a Seleção Brasileira de Voleibol Infanto em 1983.

Há 22 anos atua como treinador de voleibol exercendo atividades em diversas áreas como escolar, iniciação, universitário e de rendimento em vários níveis, tanto no naipe masculino quanto no feminino.

Foi treinador de rendimento no Brasil e treinador na University of Texas at El Paso nos Estados Unidos e da equipe da Prince Sultan University na Arábia Saudita. Já atuou como preparador físico, árbitro e delegado de voleibol.

É professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, EUA e Arábia Saudita voltados para a formação de professores e treinadores nas áreas do esporte, educação física e educação.

Estudioso sobre o esporte e a educação, Antônio Müller é autor de diversos artigos publicados em jornais acadêmicos e revistas científicas nacionais e internacionais, além de ministrar palestras em conferências acadêmicas nos Estados Unidos, México, Oriente Médio e Austrália.

Sobre o evento

Voleibol: Desenvolvimento de Jogadores (Ed. Visual Books; R$ 30,00; 152 págs.) será lançado no próximo dia 13 de agosto às 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. E no dia 17 de agosto o livro será lançado na Livrarias Catarinense no Shopping Neumarkt em Blumenau.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img