fique por dentro de floripa

- Trânsito - Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019
Obras de esgoto exigem atenção  no trânsito em Ingleses
Foto: Divulgação

A partir desta semana as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ingleses-Santinho exigem a interrupção do trânsito na Rua das Gaivotas, entre as ruas dos Lordes e a do Marisco, onde já existe uma Estação Elevatória (EE) da Casan.

A interdição acontece no período de 8h às 19h, período em que a equipe estará trabalhando na modernização e ampliação da capacidade  da  EE, que  a partir da ativação da rede receberá maior volume de efluentes (vindo do trecho que compreende o canto Norte da praia e o rio Capivari). Para isso foi colocado um poste para sustentar o transformador, estão sendo construídos um abrigo de energia (para instalação dos novos painéis de controle) e dois Poços de Visita (PVs) – um na rua e outro no terreno da EE -, além de melhorias na rede pluvial. 
A previsão é de que a necessidade de interrupção da via prossiga até a próxima semana. 

A orientação para quem vem do Centrinho em direção a Ingleses Norte é virar à esquerda na Rua dos Lordes (esquina do IJ Supermercado) e, chegando na Rua do Marisco, retornar em direção à Gaivotas (trevo do Supermercado Gaivotas). Quem vem em direção contrária faz o trajeto inverso. No final do dia, o trecho é liberado para tráfego de veículos.

Meia pista na Dário Manoel Cardoso

Também a partir desta semana retornam os serviços de escavação para instalação de rede coletora de esgoto e PVs na Estrada Dário Manoel Cardoso, que volta a ter trânsito em meia pista, orientado por meio de placas Pare-Siga nos locais em que as equipes trabalham. 
Os trabalhos iniciaram nas proximidades da Servidão Manoel Laureano dos Santos (que fica ao lado do anexo do Colégio Estadual Intendente José Fernandes). Outra interrupção do trânsito de veículos ocorre até a próxima quinta-feira (04/09) na Servidão Fermino Severino Sagaz, entre 8h e 19h.

Evolução das obras

Além dos serviços em execução na Rua das Gaivotas e na Estrada Dário Manoel Cardoso, prosseguem as obras de construção das elevatórias 01 (rua Recanto do Sol, em Ingleses Norte) e 14 (Rua do Canário da Terra, no Santinho), e as escavações para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na Servidão Três Marias.

De acordo com os números divulgados pela administração do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela CASAN para executar o projeto do SES Ingleses/Santinho), o mês de agosto fechou com 49,96 Km de rede coletora de esgoto instalada em vias nos dois bairros, o que corresponde a cerca de 76,86%  do total previsto no projeto.

O projeto

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de oito estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

26.08.2019

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

SC sai na frente em projeto de incremento ao transporte turístico rodoviário

20.08.2019

SC sai na frente em projeto de incremento ao transporte turístico rodoviário

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.