20 C
fpolis
sábado, maio 28, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Oficina Dramaturgias em dança: pesquisa, criação e contextos

spot_img

Oficina Dramaturgias em dança: pesquisa, criação e contextos

spot_imgspot_img

A artista da dança e pesquisadora Paloma Bianchi irá oferecer uma oficina  online gratuita sobre dramaturgia da dança voltada a profissionais e  estudantes de dança e artes cênicas. Com o apoio do Edital Aldir Blanc  (2021), da Fundação Catarinense de Cultura, a oficina ocorrerá às quintas feiras de fevereiro e março e as inscrições estão abertas até o dia 27 de  janeiro. 

A dramaturgia de dança vem se tornando cada vez mais um campo de  interesse para artistas e estudantes de dança. No entanto, ainda não há  muitas oportunidades para uma discussão mais aprofundada sobre o tema,  ainda mais em Santa Catarina, onde a formação profissional se dá de  maneira informal. O interesse em debater a dramaturgia na dança e  aprofundar a compreensão da função de dramaturgistas nos processos de  criação de espetáculos e performances de dança motivaram a artista  Paloma Bianchi a propor uma oficina voltada para profissionais e estudantes  da área da dança e das artes cênicas. Paloma conta que “a dramaturgia  está presente em todo e qualquer trabalho de dança, independentemente  da linguagem ou do estilo, mas nem sempre esse aspecto está sendo  pensado de forma consciente por artistas durante seus processos de  criação”. 

A dramaturgia na dança é uma fazer transversal e interdisciplinar que tem  como principal propósito a produção e organização de sentido nos  processos de pesquisa e criação. Como coloca Paloma: “ela envolve todos os aspectos da criação; desde a escrita de releases e sinopses, ao trabalho  com referências de diferentes naturezas, os elementos e materiais de  trabalho, como a luz, os objetos de cena, a trilha, a ação corporal e  coreográfica, a relação com o público, o espaço cênico-performático…  Enfim, tudo que constitui um trabalho de dança pode ser abordado a partir  de um olhar dramatúrgico.” 

A oficina irá tratar da dramaturgia da dança a partir de três principais  perspectivas: a perspectiva conceitual e histórica, o trabalho com matérias,  materiais e elementos da cena, e os atos e procedimentos dramatúrgicos.  Para isso, os encontros são compostos por diferentes atividades que vão  desde leitura e discussão de textos, a observação de obras de dança e  dinâmicas de grupo, além de conversas com convidados especiais, Ana  Krein (SC e SP) e Tuca Pinheiro (MG), dois artistas que atuam há anos  como dramaturgistas a nível nacional e internacional. 

O principal objetivo dessa oficina é colaborar com a formação de artistas  ao oferecer ferramentas que podem ser colocadas em prática em suas  experiências artísticas e que também possam atuar como colaboradores  nos processos de criação de outros artistas. 

Serviço 

Oficina Dramaturgias em dança: pesquisa, criação e contextos O que: oficina de dramaturgia da dança voltada para profissionais e  estudantes de dança e artes cênicas 

Quando: quintas de fevereiro e março de 2022, das 19h às 21h (03, 10, 17  e 24 de fevereiro e 10, 17, 24 e 31 de março) 

Onde: online (plataforma zoom) 

Valor: gratuito 

Idade mínima: 16 anos 

Inscrição: https://bit.ly/Dramaturgiasemdança

Ficha Técnica 

Ministrante: Paloma Bianchi 

Palestrantes convidades: Ana Krein e Tuca Pinheiro 

Design Gráfico: Iam Campigotto 

Social Media: Manuela Gilardenghi 

Produção Executiva: Paloma Bianchi 

Minibio da ministrante: Paloma Bianchi é artista da dança, pesquisadora e  professora. Doutora pela Universidade do Estado de Santa Catarina e  graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, possui  especialização em Práticas Cênicas e Cultura Visual pela Universidad de  Castilla-La Mancha (ES). Como artista atua como intérprete-criadora,  diretora e dramaturgista. Participa do Coletivo Mapas e Hipertextos, do  Projeto Corpo, Tempo e Movimento e do grupo ocupação mágica. Paloma  também colabora com artistas e companhias de dança como Cia Atitude  (SC); Projeto ensaio para algo que não sabemos (SC); Marcelo Evelin (PI);  Raffaella Menchetti (IT), dentre outros. Desde 2018 produz trabalhos solo na  intersecção entre dança, performance e artes visuais. 

O projeto Oficina Dramaturgias em dança foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc 2021, da  Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img