fique por dentro de floripa

- Cursos e Palestras - Oficina vai discutir o futuro da Ponte Hercílio Luz

07.08.2019

Oficina vai discutir o futuro da Ponte Hercílio Luz

07.08.2019
Oficina vai discutir o futuro da Ponte Hercílio Luz
Foto: Leonardo Sousa/ PMF

A Associação FloripAmanhã, em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis realiza no dia 12 de agosto a segunda edição da Oficina Criativa Ponte Viva, para discutir os projetos que a PMF tem para as cabeceiras da Ponte Hercílio Luz. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 8 de agosto no link bit.ly/ponte-viva-2019.

Durante o encontro, que acontecerá na Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis será avaliada a importância da ponte para a cidade, como monumento histórico e como ligação com o continente, levando em conta as intervenções no sistema viário e entorno. “O objetivo é, além de conhecer os projetos e planos da PMF, no que diz respeito às cabeceiras, debater novamente o tipo de uso que será feito pela ponte, apesar da FloripAmanhã já ter feito essa discussão”, disse a presidente da Associação, Anita Pires. 

A oficina conta com o apoio da CDL Florianópolis, ACIF, ACE, AsBea, Via EGC, Universidade Federal de Santa Catarina, Traços Urbanos, Floripa Sustentável ForTur e COMDES. O encerramento será feito pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Durante a Oficina os participantes terão palestras com especialistas para:

Sobre o uso que será dado à ponte, Anita Pires ressaltou que pelas manifestações das pessoas e entidades, é um consenso que a ponte restaurada seja um espaço para transporte coletivo, bicicletas e pedestres. “Isso vem de encontro com a nossa visão de que esse espaço seja para pessoas e não para carros, que se dê preferência para as pessoas”, disse.

Na oficina será discutido também todo o aspecto histórico e cultural da história da Ponte Hercílio Luz, desde sua construção, que aconteceu entre 1922 e 1926, até o seu tombamento como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município, em 1992. De acordo com Anita Pires, um dos estudos que está sendo realizado é para a instalação de um museu sobre a ponte, próximo às cabeceiras.

Além disso, será discutida também a questão do Parque da Luz, que com a reativação da ponte, é um dos espaços mais nobres da cidade. “Há todo um trabalho de diversas entidades, incluindo aí a Associação dos Amigos do Parque da Luz, mais órgãos da prefeitura, como IPUF, Floram, e a FloripAmanhã. Nesse grupo está sendo feito o projeto e ao mesmo tempo uma chamada pública para fazer toda a construção e a revitalização do parque”, disse Anita.

A oficina faz parte das comemorações de 14 anos da FloripAmanhã, cujo aniversário de fundação é 17 de agosto.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Sábado tem curso gratuito para gestantes em Florianópolis

21.08.2019

Sábado tem curso gratuito para gestantes em Florianópolis

Workshop de Fotografia de cidades neste sábado na Fábrica Working Bar

20.08.2019

Workshop de Fotografia de cidades neste sábado na Fábrica Working Bar

Núcleo de Óticas promove encontro para cuidar da visão

19.08.2019

Núcleo de Óticas promove encontro para cuidar da visão

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.