16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Oficinas de Arte do CIC estão com inscrições abertas

spot_img

Oficinas de Arte do CIC estão com inscrições abertas

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com as inscrições abertas para os cursos das Oficinas de Arte ministradas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Serão oferecidos, neste primeiro semestre, as oficinas de Linguagem em Artes Plásticas, História da Pintura – do século XV ao início do século XX, Oficina da Palavra, Oficina de Composição e Teoria das Cores – Turma II, Oficina Livro de Artista – Turma II, Expressões Visuais I e II.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (48) 3953-2312. As vagas são limitadas.

Saiba mais sobre as oficinas:

Linguagem em Artes Plásticas: a oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Professor: Jayro Schmidt
Início: 06 de março de 2013
Dia da semana: quartas-feiras
Horário: das 14h às 16h

História da Pintura – do século XV ao início do século XX: a oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Início: 07 de março de 2013
Término: 13 de junho de 2013
Dia da semana: quintas-feiras
Horário: das 14h às 16h

Oficina da Palavra: oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Início: 05 de março de 2013
Término: 11 de junho de 2013
Dia da semana: terças-feiras
Horário: das 14h às 16h

Oficina Composição e Teoria das Cores – Turma II: a oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores; Analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.

Ministrante: Patrícia Amante
Período: de 11 de março a 20 de maio de 2013 (12 encontros – 24 horas/aula)
Dia da semana: segundas-feiras
Horário: das 14h às 16h

Oficina Livro de Artista – Turma II: a oficina tem como objetivo a produção de “livros de artista”, por meio de reflexões sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade. Livros de artista são livros produzidos por artistas, na sua maioria para manuseio direto, assim possibilitando uma aproximação física, tátil e visual com a sua própria produção artística. São espaços de criação individual, onde são exploradas vários tipos de narrativas e várias linguagens poéticas (artes visuais, poesia, literatura …), estabelecendo um diálogo entre o desenho das palavras, as palavras como imagens.

Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas sinalizam um território poético, não restringido ao papel e à tinta, mas incorporando todos os tipos de materiais usados pelo artista.

Temas abordados:
1. Conjugar o conhecimento artesanal aos processos industriais;
2. A mistura de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, xerox , desenho, gravura, procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais);
3.Intermediação das narrativas dadas pelos cruzamento entre palavra e imagem;
4. Apresentação de algumas técnicas artesanais na confecção dos livros; folder, cortes e dobras, costuras;

*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.

Ministrante: Patrícia Amante
Período: 10 de abril a 03 de julho de 2013 (12 encontros – 24 horas/aula)
Dia da semana: quartas-feiras
Horário: das 14h às 16h

Oficina Expressões Visuais I: iniciação e vivências em artes visuais com noções básicas sobre o desenho de observação, sobre a pintura contemporânea, e atividades relacionadas às mídias digitais.
No desenho, será vivenciada a dinâmica entre o olhar e desenhar, entre o perceber e conceituar, entre experiência e informação, que nos permitirá pensar sobre a ação do desenhar construindo uma poética nascida de um olhar pessoal e singular. Também será proporcionada ao aluno uma experiência prática pictórica, levando em consideração questões da arte contemporânea como a multiplicidade de imagens e técnicas que são empregadas na pintura nos dias de hoje. Serão usadas mídias digitais tanto na elaboração de projetos visuais, como linguagem, como recursos, como o fazer artístico em si.

Período: de 5 de março a 27 de junho de 2013
Dias da semana: terças e quintas-feiras
Horário: das 15h às 17h
Idade mínima: 14 anos

Oficina Expressões Visuais II: aprofundamento do conteúdo da oficina de expressões visuais I.

Período: de 07 de março a 27 de junho de 2013
Dia da semana: quintas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Idade mínima: 16 anos
Pré-requisito: alguma experiência em artes visuais

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img