18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Oficinas gratuitas de tapeçaria no Centro de Artes da UDESC

spot_img

Oficinas gratuitas de tapeçaria no Centro de Artes da UDESC

spot_imgspot_img

O curso é gratuito e aberto a comunidade, porém as vagas são limitadas

O Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes da UDESC promove Oficina de Tapeçaria a partir do mês de agosto. O curso é gratuito e aberto a comunidade, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo telefone (informações abaixo).

Os cursos serão ministrados no Bloco de Artes Visuais no Centro de Artes da UDESC e uma oficina é dedicada a iniciantes e a outra oficina a alunos que tenham alguma experiência. De acordo com Jociele Lampert, coordenadora do DAV, os alunos vão executar exercícios usando na trama materiais variados como lã, algodão e outros exercitando, listados, barras decorativas, formas geométricas, simetria entre formas, sem o uso de desenhos sob a urdidura.

Ela explica que, com a prática, os alunos poderão desenhar padrões para amostras de tapetes, executá-los sem o uso sob a urdidura, além de criar combinações variadas de cores para um mesmo padrão de desenho. “É possível ter como referência tapeçarias do Peru, Bolívia, México, Estados Unidos, Oriente ou Bauhaus, contextualizando os desenhos e as criações dos alunos a esses padrões de tapete”, explica.

Oficina Prática e Teórica de Fundamentos da Tapeçaria em tear manual: para iniciantes.
Visa oportunizar o contato com a bibliografia específica, experimentos práticos através de exercícios perceptivos, usando a grade da urdidura e trama como estrutura e buscando em materiais diversos combinar técnica específica, textura e cores de fios variados. Materiais: cada aluno deverá ter sua tesoura, lã, barbante de diferentes espessuras, e outros fios para serem tramados; material para anotações.

Serão sete (7) encontros nas seguintes sextas-feiras: 06/08; 20/08; 03/09; 17/09; 01/10; 15/10; 29/10; das 8:00horas às 12:00horas. Serão oferecidas dez (10) vagas, usando os teares do departamento.

Oficina Avançada – Conhecimento Técnico e Processo Criativo na Tapeçaria em tear de auto-liço: para alunos com alguma experiência em tear manual. Objetiva oportunizar ao aluno tapeceiro em uma visão anacrônica, observar imagens de tapeçarias contemporâneas e medievais, partindo ambas de um cartão e usando recursos técnicos semelhantes. Manusear o tear de auto-liço, sua urdidura, os recursos técnicos, a criação e confecção do cartão, estudo de cores e texturas de materiais.

Materiais: cada aluno deverá ter seu próprio tear de auto-liço, tesoura, barbante fino e resistente, ex: 8/5; cinco cores de um mesmo material como ex: fio Anne ou Cléa da marca Círculo ou fios sintéticos de espessura semelhante; material para anotações. Serão sete (7) encontros nas seguintes quintas feiras: 05/08; 19/08; 02/09; 16/09; 30/09; 14/10; 28/10; das 18:00horas às 22:00horas.

Serão oferecidas cinco (5) vagas.

Oficinas de Tapeçaria no Centro de Artes da UDESC
Salas 22 e 24 do prédio de Artes Visuais/DAV – Ceart
Av. Madre Benvenutta, 1907, Itacorubi – Florianópolis – SC
A partir de agosto
Inscrição no Departamento de Artes Visuais do CEART – UDESC de 19 a 28 de julho.
Informações pelo telefone – (048) 3321-8322 ou E.mail do Departamento: dav@udesc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img