23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Olhos na Tela: Como o trabalho remoto está afetando nossa visão

spot_img

Olhos na Tela: Como o trabalho remoto está afetando nossa visão

spot_imgspot_img

Sociedade Catarinense de Oftalmologia alerta:  o trabalho contemporâneo pode estar exigindo mais dos nossos olhos devido ao aumento do tempo gasto em frente às telas.

O boom do trabalho remoto transformou radicalmente nossa rotina diária, colocando nossos olhos em uma espécie de maratona visual sem precedentes. Entre videoconferências intermináveis, prazos apertados e a constante necessidade de estar online, nossas telas tornaram-se companheiras quase inseparáveis.

Neste cenário, o Dr. Ayrton Ramos, presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), soa o alarme, instigando-nos a refletir sobre o impacto real dessa nova dinâmica de trabalho em nossa saúde visual.

Um estudo revelador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança luz sobre as repercussões do home office no bem-estar dos colaboradores, inclusive no que tange à saúde ocular. Embora a pesquisa não disponha de dados específicos sobre condições visuais, ela aponta para uma realidade incômoda: o ambiente de trabalho remodelado pode estar, de forma indireta, colocando uma carga extra sobre nossos olhos, devido ao prolongamento das horas dedicadas à contemplação de telas.

Para aprofundar a análise, um estudo conduzido em São Paulo com profissionais que passam grande parte do dia em frente ao computador descobriu que, apesar de a saúde visual desse contingente ser, em média, considerada satisfatória, aqueles mais jovens e os que reportam menor pressão laboral tendem a apresentar uma função visual superior. Tal constatação sugere que elementos como a ergonomia no home office e a forma como administramos nosso tempo diante das telas podem influenciar diretamente nossa visão.

O que podemos fazer? O Dr. Ayrton tem algumas sugestões práticas:

Primeiro, a famosa regra 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe para algo a 6 metros de distância (equivale a 20 pés) por 20 segundos. Isso ajuda a relaxar os olhos.

Outra dica é arrumar o seu cantinho de trabalho. O monitor deve estar na altura dos olhos e a uma distância que não force a postura. Se a luz natural ou artificial estiver incomodando, é hora de ajustar as cortinas ou a posição da mesa. E sobre a luz azul que te deixa acordado? Experimente usar um filtro.

As consultas regulares ao oftalmologista também não devem ser esquecidas. Não espere os problemas aparecerem para buscar ajuda. Check-ups podem identificar questões antes que elas se agravem.

“A mudança para o trabalho remoto nos trouxe muitas vantagens, mas também desafios, especialmente para nossos olhos. À medida que nos adaptamos a essa nova realidade, cuidar da nossa visão nunca foi tão essencial. Afinal, ter uma boa visão é crucial não só para o trabalho, mas para desfrutar da vida ao máximo”, finaliza o presidente da SCO.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img