20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Olsen Jr. lançará romance inédito em Florianópolis dia 28

spot_img

Olsen Jr. lançará romance inédito em Florianópolis dia 28

spot_imgspot_img

O escritor catarinense Olsen Jr. apresentará aos leitores seu romance recém publicado “Discípulos de Ninguém – um convite à insubmissão” no próximo dia 28, a partir das 19h, na Chopperia e Restaurante Kibelândia, no Centro de Florianópolis. O livro custa R$ 50.

A obra é editada pela Letras Contemporâneas, tem 431 páginas e prefácio do escritor Péricles Prade, que afirma: “A leitura de “Discípulos de Ninguém” é fundamental para se compreender uma época de triste memória, cujos fatos históricos e personagens centrais (Osvaldo e Ernani), projetados no curso do tempo, propiciam o melhor/maior conhecimento do que se passa no presente”.

Olsen Jr., Oldemar, nasceu em Chapecó (Oeste de Santa Catarina), no dia 6 de junho de 1955. É formado em direito pela FURB, de Blumenau, e tem especialização em nível de Mestrado, na UFSC, de Florianópolis. É jornalista e escritor. Na década de 1970 participou de vários movimentos culturais compondo o que ficou conhecido como a "resistência" ao regime estratocrático que se aboletara no país e que durou 21 anos. Seja organizando o jornal alternativo (com oito anos de circulação consecutiva e ininterrupta) "Acadêmico", premiado pela Parker Pen do Brasil como um dos melhores informativos – nível universitário – do país (São Paulo, 1976) e pela União Brasileira de Escritores, seccional do Rio de Janeiro, pelo Mérito Cultural (Rio, 1981), entrevistando personalidades polêmicas como Plínio Marcos, Darcy Ribeiro, Mário Lago, João Antônio, Dom Evaristo Arns, Leandro e Rodolfo Konder, Pedro Lyra, Ivan Cavalcanti Proença, entre outros, ou ainda, organizando os Festivais Universitários da Canção e Salões de Artes Plásticas, Cooperativa de Livros, Festivais de cinema Super 8, Concursos Literários (poesia e contos) para Universitários Brasileiros, ou então, fundando editoras, seja a Editora Acadêmica (em Blumenau), a Editora da FURB, também em Blumenau, a Editora Paralelo 27 e a Editora Obras Jurídicas em Florianópolis.

Filosoficamente se define como um existencialista, do tipo sartriano (para quem o homem é uma paixão inútil, mas ainda assim, uma paixão); na política, considera-se um brasileiro perplexo, embora consiga manter em alta suas convicções de um dia viver em um mundo mais fraterno. Para isso o seu empenho, dentro da área que escolheu: a literatura, no sentido de (re)vitalizar a participação crítica do homem na realidade, assegurando a liberdade de expressão e a iniciativa de tentá-la, interagindo e fazendo valer, dialeticamente, este equilíbrio que se busca. Dele já afirmou Rodolfo Konder: "Olsen consegue confirmar a verdade do que disse certa vez o Velho Bruxo argentino Jorge Luís Borges: ‘ser escritor não é uma profissão, é um destino’". Seu livro "Desterro, SC" foi considerado pela Câmara Brasileira do Livro como um dos 10 melhores livros de contos publicados no Brasil, em 1999, e esteve na finalíssima do Prêmio Jabuti de 2000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img