23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Operação Alegria 2011: Segurança coloca o bloco na rua a partir desta sexta-feira

spot_img

Operação Alegria 2011: Segurança coloca o bloco na rua a partir desta sexta-feira

spot_imgspot_img

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) anunciou nesta sexta-feira (4) o esquema de policiamento para os quatro dias de folia. A Polícia Militar reforçará seu efetivo policial para atuar nas cidades com festejos de momo, já incluído o efetivo normal de cada região. A Grande Florianópolis e as cidades de Laguna, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Águas de Chapecó e Joaçaba vão receber uma atenção especial. A Polícia Civil também vai reforçar seus plantões nas centrais de polícia de Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna, São José e Joaçaba e atuar em investigações nas cidades com programação de Carnaval.

A estrutura montada vai permitir que um efetivo diário de policiais militares, civis e bombeiros trabalhem na Operação Alegria 2011. A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, a Polícia Militar organizará patrulhões à medida das necessidades para fazer a segurança na área central da cidade e em locais de grande aglomeração. Os “patrulhões” são equipes reforçadas que vão percorrer toda a área central e os locais de maior movimento.

A Polícia Militar também irá instalar quatro postos fixos de atendimento: Largo da Catedral Metropolitana, Praça Tancredo Neves, Largo da Alfândega e Passarela Nego Quirido. A PM pretende ainda usar as plataformas de segurança para uma melhor visualização em locais de grande aglomeração.

Câmeras de videomonitoramento serão instaladas em Santo Antônio de Lisboa e Passarela Nego Quirido. Os “patrulhões” vão percorrer o TICEN – terminal de ônibus no centro – para evitar brigas e tumultos. A PM também vai intensificar a fiscalização nos ônibus que chegam à área central da cidade. Já o Corpo de Bombeiros e o SAMU farão atendimentos volantes que poderão ser acionados nos números de emergência – 190 e 193

Na área do Litoral, de acordo com o planejamento feito pela Diretoria de Polícia do Litoral (DPOL), foram realocados pela Operação Veraneio, de 15 de dezembro a 14 de março, incluindo o período do carnaval, 107 Policiais Civis. Já para a Grande Florianópolis, foram 67 Policiais Civis, além dos policiais que já atuam durante todo o ano nessas regiões.

No Norte da Ilha, a Polícia Civil está reforçada com a Central de Plantão do Norte (CPPN) da Ilha. Durante o Carnaval, as centrais serão reforçadas A área de abrangência da Central será a 7.ª e a 8.ª Delegacia de Polícia da Capital. Os casos de flagrantes atendidos nesta região serão registrados CPPN, não havendo mais a necessidade de encaminhá-los para a Central de Polícia no centro. Além do reforço da CPPN, continuam atuantes nas investigações e realizações dos procedimentos policiais a 7.ª DP (Canasvieiras) e a 8.ª DP (Ingleses).

Os flagrantes das demais regiões de Florianópolis serão atendidos pela Central de Plantão do Centro, também reforçada. O COP da Capital ficará baseado na CPP do Centro para atender casos onde houver necessidade de apoio operacional, em toda a Ilha.

A Central de Plantão, tanto do Norte quanto do Centro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h (quando termina o expediente da Delegacia) às 8h, agindo com os procedimentos de flagrantes. Nos finais de semana, as CPPs funcionam 24h. Também será disponibilizado pela Polícia Civil, DPs móveis nas cidades de Laguna, Penha e Navegantes – cidades famosas por receber um grande número de turistas no carnaval.

A “Operação Alegria 2011” começa às 18 horas do dia 4 de março e vai até às 8 horas de Quarta-Feira de Cinzas, dia 9 de Março. Participaram da coletiva o secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba; o comandante-geral da PM, Coronel Nazareno Marcineiro; o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D”Avila; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Masnik; o secretário de Turismo de Florianópolis, Márcio de Souza; o secretário de Segurança de Florianópolis, coronel Hamilton Pacheco da Rosa; o comandante da Guarda Municipal, Júlio Pereira Machado; e autoridades da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO E TORRE MÓVEL DE VIDEOMONITORAMENTO

Uma experiência que deu certo nos anos anteriores será repetida. É a distribuição gratuita de pulseiras de identificação que devem ser colocadas em crianças com nome, endereço e telefones de contato caso elas se percam dos pais. A SSP distribuirá as pulseiras a partir desta sexta-feira nos quatro postos de atendimento montados pela Polícia Militar.

Documentos perdidos e entregues à polícia deverão ser procurados nas centrais de polícia ou qualquer Delegacia de Polícia.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão espera proporcionar o melhor Carnaval para os foliões nativos e para os turistas que nos visitam nesta época do ano. Bom Carnaval. Bom Divertimento. E não esqueça: se beber, não dirija.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img