21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Oportunidades para ampliar exportação de carnes são apresentadas em evento de negócios

spot_img

Oportunidades para ampliar exportação de carnes são apresentadas em evento de negócios

spot_imgspot_img

Gestor global de comercialização vai estar em Santa Catarina no Fin Business Forum para falar sobre como aumentar ainda mais a competitividade do produto brasileiro

O argentino Fausto Martin Brighenti, autoridade internacional em comercialização de proteína animal e vice-presidente global da Ideal Leader Trading, empresa especializada em aproximar frigoríficos da América do Sul de compradores globais, vem a Florianópolis como palestrante do FIN Business Fórum, evento que vai reunir representações de 16 países – a maioria europeus – e apresentar aos catarinenses oportunidades de negócios com mercados da Europa, da África e da Ásia. Vocação natural do estado, as carnes podem ter espaço importante na expansão de vendas para esses continentes. 

O Brasil nos últimos 20 anos multiplicou por sete sua capacidade de produção de proteína animal. Hoje o País exporta 2.7 milhões de toneladas de carne – e Santa Catarina é líder em vendas de aves e suínos, sendo o único credenciado para exportar para o Canadá. Apesar dos números positivos, há espaço para crescimento. Maior mercado global, a China responde por 48% das vendas brasileiras e deve manter a demanda em alta – reflexo da melhoria da qualidade de vida da população que enriquece com o desenvolvimento do país. Em paralelo, é preciso diversificar – e mirar na Europa.

“É preciso mostrar que a produção da carne brasileira está alinhada com a sustentabilidade. Mostrar que o animal está sendo criado sem impactos ao meio ambiente e que o produtor aproveita ele em sua totalidade, sem desperdícios. É necessário comunicar este processo para criar uma imagem positiva das empresas. Assim, o empresário conseguirá participar de fundos internacionais ligados à economia verde, garantindo vitalidade para o negócio”, diz Brighenti.Segundo ele, a preocupação com a produção ambientalmente sustentável é essencial também para manutenção dos mercados já conquistados. “A economia chinesa em alta faz crescer a demanda. Mas o país precisa respeitar as leis ambientais e cumprir com rigor as normas sanitárias para manter o posto de grande fornecedor”.  

Com o câmbio favorável, o produto brasileiro ganha muito em competitividade. Mas é preciso encontrar meios de ampliar ainda mais a produção com rígidos controles sanitários e ambientais. A palestra de Brighenti faz parte da programação do FIN, que será realizado nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, e que deve receber mais de 3,5 mil visitantes. .

O evento é promovido pela Câmara Brasil-Portugal de Santa Catarina e pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China. Na Feira serão compartilhadas inovações em áreas como Cidades Inteligentes, Energias Limpas, Agrotecnologia e Indústria 4.0.

Mais informações: www.finbrasil.com.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img