17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Orquestra Escola de Florianópolis inspira projeto musical no Rio Grande do Sul

spot_img

Orquestra Escola de Florianópolis inspira projeto musical no Rio Grande do Sul

spot_imgspot_img

Alunos do projetogerido pela Fundação Franklin Cascaes realizam concerto neste final de semana, abrindo as oficinas de músicado Centro de Cultura da cidade de Entre Rios do Sul

Alunos da Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) participam das festividades de inauguração do Centro de Cultura de Entre Rios do Sul, no Rio Grande do Sul, neste final de semana. Os jovens se apresentam no sábado (9/07) na abertura das oficinas de música do município, que seguem os moldes do projeto catarinense realizado com sucesso há cinco anos. O centro cultural é o primeiro empreendimento da cidade 100% incentivado via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Tractebel Energia.

Idealizado dentro do conceito de sustentabilidade ambiental, o prédio valoriza a iluminação natural, prevê reaproveitamento da água da chuva e ventilação baseada na circulação do ar natural, além de contar com isolamento acústico e térmico. Com 1.075 metros quadrados de área construída, o local vai abrigar atividades profissionalizantes e culturais, contribuindo para a redução do êxodo rural e urbano, especialmente entre a população mais jovem. O imóvel dispõe de espaços para espetáculos de música, teatro, dança, oficinas, mostras de audiovisual e artes plásticas, reuniões comunitárias, museu, e tem ainda uma área coberta para feiras e exposições.

Orquestra Escola

Um bom exemplo de que é possível promover a inclusão social por meio de atividades culturais é a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes, em Florianópolis, convidada para participar das comemorações no município de Entre Rios do Sul. Criado em 2006, o projeto atende gratuitamente cerca de 150 alunos, em especial crianças e jovens na faixa etária de 4 a 25 anos, contando com patrocínio da Tractebel Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Minc.

A iniciativa abrange o ensino musical por meio de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, palestras, apresentações e concertos. Após dois anos de formação, os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores do projeto ou seguem carreira artística profissional na área da música.

Serviço:

O Quê: Concerto da Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes

Quando: sábado (9/07) – 15h

Onde: Centro Cultural de Entre Rios do Sul / RS

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img