27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Orquestra Escola representa Florianópolis em evento no Rio Grande do Sul

spot_img

Orquestra Escola representa Florianópolis em evento no Rio Grande do Sul

spot_imgspot_img

Um grupo de 30 alunos da Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) representa o município no 4º Encontro de Orquestras Jovens em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que acontece neste final de semana (4 e 5/12). O evento, promovido pela Fundação Casa das Artes e Associação Caminho de Pedra, vai reunir quatro orquestras do sul do Brasil, totalizando mais de 200 musicistas. A programação inicia no sábado com um ensaio aberto, e no domingo haverá concertos coletivos. A entrada é franca nos dois dias.

O evento visa propiciar aos participantes oportunidades de interagir com orquestras de outros municípios e de ter acesso a técnicas diferenciadas, já que durante as apresentações e ensaios os músicos serão regidos por vários maestros, utilizando distintas partituras. “Essa experiência é importante para eles. Percebemos que há um crescimento muito grande no desempenho dos alunos que participam”, ressalta o maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, regente da orquestra de Florianópolis.

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da música, atendendo atualmente cerca de 130 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. Realizado gratuitamente, o projeto conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e tem supervisão técnica da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

A orquestra de Florianópolis participa do encontro regional desde a primeira edição, sendo a viagem de intercâmbio cultural custeada pelo projeto. O 4º Encontro de Orquestras Jovens de Bento Gonçalves terá ainda participação da Orquestra Infanto-Juvenil IPDAE (Porto Alegre/RS), Orquestra de Concertos de Erechim (Erechim/RS) e Orquestra de Câmara Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves/RS).

Programação:

Sábado (4/12)
Ensaio aberto
Horário: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h

Domingo (5/12)
Apresentações individuais e coletivas
Horário: a partir das 15h
Local: Anfiteatro da Fundação Casa das Artes
Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto – Bento Gonçalves/RS

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img