21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Página no facebook é lançada para divulgar a ‘Semana Inclusiva Grande Florianópolis’

spot_img

Página no facebook é lançada para divulgar a ‘Semana Inclusiva Grande Florianópolis’

spot_imgspot_img

O público já pode acessar a página do facebook (www.facebook.com/semanainclusivaflorianopolis), criada para divulgar a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2016, que ocorrerá entre 19 e 25 de setembro. A Semana é um projeto que surgiu a partir dos resultados positivos do Dia D, realizado em 2015 pelo Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina(SRTE-SC),  Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina(MPT-SC) e entidades parceiras, com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis que se enquadravam no art. 93 da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Um total de 411 trabalhadores foram contratados pelas 191 empresas envolvidas no Dia D, um acréscimo de 15,5% nas contratações de PCDs, entre junho de 2015 e janeiro deste ano.

A proposta para 2016 é promover a Semana Inclusiva Grande Florianópolis (inspirada no evento Virada Inclusiva do Estado de São Paulo) com várias atividades acessíveis à população em geral. O evento possibilitará e incentivará a convivência entre pessoas com e sem deficiência, em ações e atividades esportivas e culturais inclusivas que serão desenvolvidas em parques, museus, shopping, teatros, e nos demais espaços de convívio social.  A programação incluirá, ainda, a Segunda Edição do Dia D (24/09), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de dois seminários. Nos dois primeiros seminários (21 e 22/09) serão discutidos  os desafios da inclusão da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho, além dos avanços decorrentes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n°13.146/2015). O último seminário (23/09), irá capacitar profissionais para a intervenção com esportes para PCDs e também conscientizar as empresas acerca da importância das atividades esportivas na inclusão em diferentes segmentos sociais. Um grande evento com várias modalidades de esporte vai encerrar a Semana Inclusiva Grande Florianópolis no Parque de Coqueiros (25/09), em Florianópolis.

Em breve a programação completa e detalhada será divulgada na página do facebook.

A Semana tem por objetivo, oportunizar a reflexão da sociedade acerca das barreiras físicas e atitudinais que prejudicam a acessibilidade e convivência, favorecer o convívio e interação entre pessoas com e sem deficiência, fortalecer as políticas de empregabilidade para  PCDs e ampliar o número de Trabalhadores com Deficiência no mercado formal de trabalho.

As informações são da Assessoria de Comunicação Social MPT-SC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img