19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Paisagens Internas é a 1ª exposição individual do artista Gustavo Scheidt

spot_img

Paisagens Internas é a 1ª exposição individual do artista Gustavo Scheidt

spot_imgspot_img

Mostra com pinturas e gravuras será aberta dia 14 de março no Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis

               Selecionado na Chamada Pública Espaço Paulo Gaiad – 1ª exposição individual da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, o artista catarinense Gustavo Scheidt abre a partir das 19h da quinta-feira, 14 de março, a exposição Paisagens Internas, a primeira individual da carreira. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a exposição tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Na mostra, o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

“Busco compreender a relação interiorana vivenciada e como a produção artística se desdobra em pesquisa plástica no campo da pintura e da produção de arte contemporânea na pequena cidade”, explica o artista.

Paisagens Internas

               Totalmente inédita, a mostra apresenta 24 trabalhos que estão sendo produzidos desde 2021, ano em que o artista iniciou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

               Paisagens Internas é composta por pinturas e gravuras que apresentam técnicas que se diferenciam entre si. Nas gravuras é possível ver trabalhos com xerox, transferências, monotipia, linear e de subtração, já na pintura os suportes são papéis, telas, eucatex, sacos de ráfia e fronha de dormir.

“O projeto tem uma abordagem processual, ou seja, todas as obras são processos ainda em desenvolvimento de pesquisa. Acredito que os suportes como sacos de ráfia criam diálogos possíveis com a vivência interiorana e se relacionam com a maneira de pensar e elaborar uma representação visual do Sul de SC na contemporaneidade”, compartilha o artista.

Primeira individual

Essa é a primeira vez que o artista participa de uma exposição na Fundação e as expectativas do artista são grandes. “A Fundação Cultural BADESC é um dos únicos lugares que permanece ativo no circuito de arte em Florianópolis e que acredita e apoia a arte contemporânea. Dessa forma, expor no espaço é uma maneira de criar visibilidade ao trabalho além de uma validação artística”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação da exposição Paisagens Internas poderá ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h, até o dia 2 de maio de 2024.

Sobre o artista

Gustavo Scheidt nasceu em uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, Petrolândia. Começou a trabalhar com pintura e gravura em 2020. Em 2021 adentra na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

O artista trabalha com pintura e gravura explorando os limites entre os meios gráficos e pictóricos. No ano de 2023 realizou algumas exposições coletivas apresentando seus principais trabalhos que abordam sua relação com o interior de SC.

Atualmente participa como Bolsista de Extensão do Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, pensando a cor, suporte e desdobrando as paisagens interioranas de Santa Catarina com meios contemporâneos.

Serviço: Abertura da exposição individual Paisagens Internas, de Gustavo Scheidt

Data: 14 de março – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 2 de maio de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Entrada gratuita

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img