23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Palestra gratuita comemora “Dia mundial do livro e dos direitos de autor”

spot_img

Palestra gratuita comemora “Dia mundial do livro e dos direitos de autor”

spot_imgspot_img

A Associação Nova Acrópole sedia na quinta-feira(23) a palestra gratuita “Convite para uma leitura atenta”, que será ministrada pela professora e filósofa Rosangela Gervini.

A palestra, marcada para acontecer às 20 h na sede da associação, aborda a leitura, questionando a maneira que as pessoas lêem e aponta ideias para dinamizar a interpretação de texto.

A data comemora o dia 23, o “Dia mundial do livro e dos direitos de autor”, pois, apesar de no Brasil alguns apontarem o dia 29 de outubro como dia do livro, a data mundial é 23 de abril.

HISTÓRIA

Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare.

A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro.

Enquanto em outros lugares se mantinha de maneira muito escassa ou desaparecia, na Catalunha tornou-se um dos dias populares mais celebrados e ao mesmo tempo ajudou muito a potenciar a difusão e a venda do livro catalão.

Assim, na Catalunha o 23 de abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura.

É, decididamente, um dia de civismo, de cultura e de respeito entre todas as pessoas que vivem na Catalunha e, por extensão, todas as pessoas e todas as culturas do mundo.

A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos “O dia do livro”, e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada em todo o mundo, em 15 de novembro de 1995 proclamou o dia 23 de abril “Dia mundial do livro e dos direitos de autor”.

—————————————

Maiores informações na Associação Nova Acrópole, que fica na rua Hermann Blumenau, 215, Centro, Florianópolis(SC) (48) 3324 0849. educadores@nova-acropole.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img