fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Palhoça com Visão: mais 80 alunos da rede pública recebem óculos de grau

03.09.2019

Palhoça com Visão: mais 80 alunos da rede pública recebem óculos de grau

03.09.2019
Palhoça com Visão: mais 80 alunos da rede pública recebem óculos de grau
Foto: Divulgação

Programa lançado em 2018 já beneficiou mais de 1.100 crianças de creches e do ensino fundamental.

No sábado (31 de agosto), a Prefeitura de Palhoça fez a entrega de mais 80 óculos de grau para crianças que frequentam Centros de Educação Infantil (CEIs) e unidades do ensino fundamental, e que apresentam alguma dificuldade visual. O ato de entrega – mais um capítulo do programa Criança com Visão, lançado em 2018 – ocorreu na Escola Básica Mara Luíza Vieira Liberato, no bairro Madri.

Com mais essa etapa, a Prefeitura alcança a marca de 1.102 óculos de grau entregues a crianças da rede pública municipal, de 5 a 15 anos.

Desde o retorno às aulas, no segundo semestre do ano letivo, 282 alunos já foram beneficiados: 202, em 08 de agosto, para crianças do colégio Caic (bairro Passa Vinte) e 80 no último dia do mês, no bairro Madri.

A agenda da Secretaria Municipal de Saúde indica que, em data ainda a ser confirmada, mais 52 crianças da Escola Básica Professora Adriana Weingartner, no bairro Caminho Novo, receberão óculos de grau, gratuitamente. O contrato de licitação vigente prevê um total de duas mil unidades para serem entregues aos estudantes, até o final do atual ano letivo.

No bairro Madri, no sábado (31), o secretário municipal de Saúde, Rosinei de Souza Horácio, detalhou, mais uma vez, o procedimento rotineiro para a concessão de óculos, que tem início com um teste de acuidade visual. "Um profissional optometrista realiza os testes para definir a capacidade visual de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. E sempre que é detectado algum tipo de patologia, a criança é encaminhada a um oftalmologista", salienta o secretário.

Criador do programa, o prefeito Camilo Martins defende o Criança com Visão, por considerá-lo mais uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento do estudante na escola. "O programa Criança com Visão é importante porque, ao eliminar a dificuldade visual da criança, os óculos facilitam o aprendizado. Não há como admitir que uma criança tente, mas não consiga aprender porque enxerga mal”, comentou. “Isso só me faz ter certeza que esse é um dos melhores programas da administração municipal', concluiu.

Ainda segundo relato do prefeito, "é impressionante o índice de crianças com deficiência de visão. Enquanto a média nacional é de 12%, em Palhoça 18 a 20% dos alunos têm algum tipo de deficiência visual. Nós, da administração pública, não podemos abandonar essas crianças, a maioria de famílias de baixa renda. A função do Criança com Visão é eliminar essas deficiências", afirmou.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, a Prefeitura está entregando óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados “fundo de garrafa”, que as crianças até deixavam de usar por questão estética.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

São José ganha loja do Brasil Atacadista no próximo dia 29

21.11.2019

São José ganha loja do Brasil Atacadista no próximo dia 29

“Cidade Inteligente Agora” debate a importância do planejamento urbano para um futuro de qualidade

19.11.2019

“Cidade Inteligente Agora” debate a importância do planejamento urbano para um futuro de qualidade

Continente Shopping: campanha de Natal valoriza a família e presenteia com carro

13.11.2019

Continente Shopping: campanha de Natal valoriza a família e presenteia com carro

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.