24.9 C
fpolis
quarta-feira, outubro 27, 2021
cinesytem

Palhoça será primeiro município do país a testar nova grade de formação para Guardas Municipais

spot_img

Palhoça será primeiro município do país a testar nova grade de formação para Guardas Municipais

spot_img


Os 34 agentes palhocenses vão passar por um treinamento inovador na Universidade Corporativa da PRF

Palhoça será o primeiro município do país a ter os agentes da sua Guarda Municipal formados em um curso pioneiro articulado pela Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Eduardo Freccia visitou as instalações da UniPRF, localizada em Florianópolis.

Sancionada em julho do ano passado, por meio da Lei Municipal 098/2020, a Guarda Municipal de Palhoça vai operar a partir de janeiro de 2022, quando encerra o prazo de impedimento para a criação de novos cargos na administração pública imposto pelo Governo Federal no Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. “É a concretização de um desejo nosso, e também de um compromisso assumido pelo ex-prefeito Camilo Martins e abraçado pelo atual prefeito, Eduardo Freccia”, avalia o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.

O secretário esteve em Brasília (DF), em julho de 2021, articulando acordos de cooperação técnica com o Governo Federal. Uma das reuniões de que o secretário participou foi realizada no complexo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde foi recebido pelo diretor geral da instituição, Silvinei Vasques. Um dos assuntos em pauta foi justamente o treinamento pelo qual os 34 agentes de trânsito de Palhoça precisarão passar para realizar as novas funções que irão desempenhar como integrantes da futura Guarda Municipal.

A Prefeitura de Palhoça se colocou à disposição da PRF para ajudar a montar a grade curricular do projeto-piloto do novo curso de formação. É um curso inédito e inovador, com custo menor, focado na parte operacional e levando em conta as características do trabalho que será desenvolvido em Palhoça. “Este curso só foi possível graças à nossa ida a Brasília, juntamente com o coordenador da Guarda de Trânsito de Palhoça (GTP), Ezequiel Martins; do sub-coordenador, Tony Anderson Wagner; e do vereador de São José Marcus Vinícius de Andrade (Marquinho, PL), um batalhador por várias melhorias que aconteceram na nossa instituição”, agradece o secretário. “Destaco, também, a parceria com o comandante da PRF, Silvinei Vasques, que não mediu esforços para disponibilizar esse curso a custo zero para o município de Palhoça, além de sinalizar com a doação do armamento para nossa instituição. Isso irá gerar uma economia que ultrapassa a cifra de meio milhão de reais para os cofres do município”, comemora Alexandre.

Os 34 agentes da GTP vão passar pelo curso. Os primeiros 14 agentes já iniciaram o treinamento no último sábado (25). “É um momento histórico para Palhoça, para os cidadãos palhocenses e especialmente para a nossa futura Guarda Municipal, que será constituída, dentro de alguns meses, por profissionais formados por uma instituição que é referência não só no Brasil, mas também na América Latina. A Guarda Municipal de Palhoça será a primeira a ser formada dentro da UniPRF. Em um país continental, com centenas de guardas, Palhoça terá a honra de ser a primeira a participar do curso de formação da PRF, e isso muito nos orgulha”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais