fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Parque estadual do Rio Vermelho terá programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

27.05.2019

Parque estadual do Rio Vermelho terá programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

27.05.2019
Parque estadual do Rio Vermelho terá programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Fatma/ Divulgação

Uma das áreas mais belas e preservadas de Santa Catarina, o Parque Estadual do Rio Vermelho, comemorou na última sexta-feira, 24 de maio, 12 anos de criação. Localizado em Florianópolis, entre a Barra da Lagoa e a Praia do Moçambique, o parque terá uma programação especial em celebração à data e em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Durante os dias 1º a 7 de junho diversas atividades serão realizadas no parque, como trilhas ecológicas, gincanas e ações sobre educação ambiental, oficinas de teatro, palestras, exposições, roda de capoeira, passeios ciclísticos, entre outros atrações que buscam contemplar e aproximar a comunidade.

O Parque

O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) é uma Unidade de Conservação de proteção integral, com área de 1.532 hectares, formado por 11% de Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa), 54% área de restinga e por 35% de ecossistemas alterados devido ao plantio e a invasão de pinheiros e eucaliptos.

O Decreto Estadual nº 308 que estabeleceu a criação da UC, instituído em 24 de maio de 2007, teve como objetivo conservar a biodiversidade, além de proporcionar ações para recuperação do ecossistema alterado, realização de pesquisas científicas e atividades educacionais, assim como possibilitar a visitação pública, para turismo ecológico e a aproximação da comunidade com a natureza.

Fauna e Flora

Uma pesquisa realizada registrou a ocorrência de 140 espécies de aves, essa diversidade está relacionada à variação de ambientes em torno do parque. A vegetação é composta por 169 espécies vegetais nativas. Na fauna, 15 espécies de répteis, um deles, o lagartinho da praia (Liolaemus occipitalis), uma espécie rara, ameaçada de extinção encontrada apenas nas dunas do litoral catarinense e do Rio Grande do Sul. Existem cerca de 25 espécies de mamíferos na Ilha de Santa Catarina e há possibilidade de que praticamente todas elas sejam encontradas no PAERVE. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, constatou a presença de pegadas de gambá (Didelphis aurita) e de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). O macaco-prego (Cebus nigritus) é encontrado no parque e dá nome ao Morro dos Macacos.

O valor histórico e cultural para Florianópolis

Além da importância ambiental, o Parque possui significado cultural e histórico para a capital catarinense. Abrigando em seu subsolo o aquífero Ingleses-Rio Vermelho, responsável pelo abastecimento de água no Norte da Ilha de Santa Catarina. Assim como um dos sambaquis mais antigos da Ilha catarinense, datada de 5.020 anos antes do presente, localizado dentro do Parque. O Distrito de São João do Rio Vermelho, situado no limite norte do parque, é um dos mais antigos de Florianópolis, criado oficialmente em 1831.

Visitação

A Trilha Ecológica é uma trilha guiada onde é possível conhecer animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que não podem voltar à natureza.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h (agendamentos para escolas e outros grupos organizados de terça a sexta). 
Valor dos ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (estudantes, idosos e moradores do entorno), crianças com até 5 anos de idade são isentas de pagamento.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Com mutirão de limpeza em Canasvieiras, prefeitura lança projeto Transformar

07.06.2019

Com mutirão de limpeza em Canasvieiras, prefeitura lança projeto Transformar

Projeto Limpeza dos Mares será realizado na Lagoa da Conceição neste sábado

06.06.2019

Projeto Limpeza dos Mares será realizado na Lagoa da Conceição neste sábado

Instalação no Centro de Floripa simula mar cheio de lixo para mostrar a agonia dos animais marinhos

05.06.2019

Instalação no Centro de Floripa simula mar cheio de lixo para mostrar a agonia dos animais marinhos

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.