24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Parque Viva Ciência vai criar em Florianópolis um Museu de Ciências Interativo

spot_img

Parque Viva Ciência vai criar em Florianópolis um Museu de Ciências Interativo

spot_imgspot_img

Áreas para instalação do Parque Viva Ciência já são da UFSC

O Parque Viva a Ciência é uma instituição sem fins lucrativos que busca articular pessoas e recursos para a criação de um Museu de Ciências interativo em Florianópolis, inserido em uma grande área de lazer no aterro da Baía Sul.

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, dia 15, no gabinete do reitor Alvaro Toubes Prata, o contrato de cessão de uma área de 50 mil metros quadrados no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, para a Universidade Federal de Santa Catarina. Dois terrenos pertencentes à União, com tamanhos de 21 mil e 29 mil metros, serão utilizados para a implantação do Parque Viva Ciência, que contará com pavilhão de exposições, local para realização de oficinas experimentais, ambiente para cursos de formação continuada, espaços para a prática de esportes e lazer e um novo planetário. Pela Secretaria de Patrimônio da União, assinou o termo a superintendente do órgão em Santa Catarina, professora Isolde Espíndola.

A área cedida à UFSC fica próximo ao Armazém Vieira, no bairro Saco dos Limões, de fácil acesso para os moradores da cidade e os turistas. A portaria que autorizava a universidade a usar os terrenos foi publicada em dezembro passado no Diário Oficial da União. Uma das atrações serão os “brinquedos científicos”, semelhantes aos que foram instalados no campus da Trindade em 2008. São gangorras, balanços, mangueiras, tubos sonoros, giroscópio e cadeiras auto-elevatórias que dão aos visitantes – sobretudo estudantes – uma ideia de como a ciência está inserida na vida cotidiana.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, professora Débora Peres Menezes, será uma obra multifuncional inserida numa grande área que hoje não é utilizada e usufruída pela população. Agora, a UFSC vai tentar captar os recursos para viabilizar as instalações, que terão caráter interativo, como acontece em outros museus de ciência no Brasil e no mundo.

Mais informações na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, pelo fone (48) 3721-6012, ou no site www.vivaciencia.ufsc.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img