22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Parque de Coqueiros é o primeiro parque do Brasil a receber Energia Eólica

spot_img

Parque de Coqueiros é o primeiro parque do Brasil a receber Energia Eólica

spot_imgspot_img

Secretaria do Continente lança no Parque de Coqueiros o Aerogerador que utiliza energia limpa e sustentável.

A Secretaria Municipal do Continente através de seu secretário Deglaber Goulart, em parceria com a Empresa FC SOLAR Energias Alternativas, firmaram parceria para a instalação de alguns equipamentos para geração de energia elétrica, á partir de Fontes alternativas, no Parque de Coqueiros. Foi instalado um POSTE SOLAR FOTOVOLTAICO, e mais agora será instalado um AEROGERADOR.

A instalação do AEROGERADOR tem caráter educativo – para servir de demonstração á comunidade, Universidades, Escolas, etc.; para a Prefeitura realizar medições do potencial eólico do local, a fim de determinar qual a potência e tamanho ideal para que o novo AEROGERADOR atenda 100% da demanda de energia do Parque e até possa vender o excedente de energia se for o caso, á CELESC; e finalmente para gerar energia para o Parque.

Á partir das medições diárias, semanais, mensais e anuais, da geração eólica; poderemos determinar qual o tamanho ideal de um AEROGERADOR para tornar o PARQUE DE COQUEIROS totalmente sustentável. O atual AEROGERADOR poderá ser substituído, ou complementado.

O modelo instalado AFG 1000 – tem potência de 1000 watts, e dependendo das condições de vento, poderá gerar mensalmente em torno de 700 Kwh/mês. Isso significa uma economia de R$ 5.000,00 por ano em consumo de energia elétrica. Nesta região, o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro aponta para a predominância de vento SUL e NORDESTE. De acordo com o ATLAS eólico Brasileiro, de JUNHO á OUTUBRO teremos a maior intensidade e regularidade de ventos do ano.

AEROGERADOR é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento , cuja missão e transformar energia eólica (á partir do vento), em energia elétrica. A Energia Eólica é do tipo RENOVAVEL, também considerada energia LIMPA. Não emprega combustíveis fósseis. Não gera resíduos sólidos. Não polui o meio ambiente.

O VENTO é resultado da atmosfera em movimento – associação da rotação da terra e da energia solar. As diferentes formas de circulação atmosféricas na superfície resultam em ventos, de maior ou menos intensidade, dependendo da topografia da região, clima, etc.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img