21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Parte da elite do surf brasileiro e mundial das décadas passadas se reúnem na Praia da Joaquina

spot_img

Parte da elite do surf brasileiro e mundial das décadas passadas se reúnem na Praia da Joaquina

spot_imgspot_img

Muita história reunida entre os Legends brasileiros neste final de semana! Além da história, o público presenciou um show de surfe de alguns dos melhores surfistas brasileiros das últimas décadas.

Grandes nomes do surfe brasileiro e mundial confirmaram presença na última etapa do Circuito Corona The Legends Vida Marinha 2019 na praia da Joaquina, inclusive Neco Padaratz, que veio da Califórnia (EUA) para prestigiar o evento.

A Swell Eventos liberou o microfone de praia para o público ouvir o que estas lendas do surfe brasileiro queriam falar. Histórias vividas; relatos de competições; declarações de amizades e de saudades; exemplos de superação; incentivo ao Circuito; gratidão aos idealizadores Álvaro Bacana e Fred Leite; valorização da saúde e da qualidade de vida; dentre outras, foram as falas mais praticadas entre os Atletas, que saíram amarradões da Joaca!

A COMPETIÇÃO

Resumindo, este Circuito é focado em valorizar e manter na ativa os grandes ícones do surfe brasileiro das décadas passadas. Esta é a quarta temporada seguida da competição, criada especialmente para os ‘Legends’ do surfe brasileiro. O Circuito Corona The Legends Vida Marinha 2019 possui quatro etapas, distribuídas pelo litoral catarinense. A primeira etapa foi realizada nos Molhes de Laguna. A segunda etapa foi realizada na praia da Ferrugem, em Garopaba. A terceira foi realizada no Molhe do Atalaia, em Itajaí. A etapa final foi realizada neste final de semana, na praia da Joaquina.

Durante o sábado, com ondas de até 1,5m e vento terral, entraram na água os Atletas das categorias Master (acima de 35 anos) e Kahuna (acima de 45 anos), que foram disputadas até as semifinais, deixando apenas a grande final para o domingo.

O domingo começou com as primeiras fases das categorias Grand Master (acima dos 40 anos) e Grand Kahuna (acima dos 50 anos), com ondas menores, porém ainda com vento terral e tempo bom.

Dobradinha de Guga Arruda na categoria Kahuna

As finais começaram pelas categorias competidas no sábado, iniciando pela Kahuna, entrando na água o Campeão The Legends Kahuna 2019 de forma antecipada, Guga Arruda.

No final da bateria, Guga Arruda precisava de 5,80 pontos, achou uma boa onda e garantiu a nota 5,90, conquistando também o título da etapa em casa. Na segunda colocação ficou Piu Pereira, com Rodrigo Viudes e Evandro dos Santos na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Desta maneira, Guga fez uma dobradinha na categoria Kahuna, deixando na Joaquina os troféus da etapa e do Circuito.

Diego Rosa domina a categoria Master na Joaquina

Diego Rosa confirmou a ótima fase de duas vitórias Master nos dois últimos eventos na Joaquina, e conquistou mais uma, a terceira vitória consecutiva, mostrando que em casa ele não brinca dentro da água. Na segunda colocação ficou Marcio Farney, com um surfe muito forte, seguido de Jihad Khodr e de Neco Padaratz. Que bateria foi essa!

Raphael Becker era o líder da categoria, porém sofreu uma lesão no ombro e não pode participar da competição, mesmo prestigiando o evento. Raphael deixou o espaço aberto para Rodrigo ‘Pedra’ Dorneles sagrar-se o Campeão The Legends Master 2019, mesmo não participando da final, pois garantiu ao longo das etapas de 2019 a pontuação necessária.

Jojó de Olivença: imbatível na categoria Grand Kahuna

Esta é a categoria dos Atletas mais experientes do surfe brasileiro.

Antes de chegar na praia da Joaquina, Jojó de Olivença tinha vencido duas das três etapas do Circuito, ficando na segunda colocação na etapa em que não venceu. Com este resultado ele já chegou na Joaca como Campeão The Legends Grand Kahuna 2019 com 100% de aproveitamento (quando aplicado o descarte de uma etapa do Ranking), porém, ele foi mais além e sagrou-se também o grande Campeão da etapa, fazendo uma dobradinha como Guga Arruda na categoria Kahuna.

Na segunda colocação ficou Junior Maciel, apelidado de ‘Kelly Slater Catarinense’ pelo Atleta Álvaro Bacana, devido à grande quantidade de títulos catarinenses que este atleta possui. Ary Ciampolini ficou em terceiro lugar e o Legend Davi Husadel em quarto.

Álvaro Bacana destruiu na categoria Grand Master

Álvaro Bacana tinha gerado um depoimento para a Assessoria de Imprensa da Swell Eventos antes da competição: “Este Circuito também é bom pra mostrar pra essa molecada que os velhinhos estão quebrando, que é só botar onda boa que a galera destrói!”. Depois de falar isso, ele tinha que comprovar… E, comprovou!

Álvaro Bacana, um dos idealizadores do Circuito, surfou muito durante toda a competição e garantiu o título da etapa, deixando Roni Ronaldo com a segunda colocação, Rodrigo ‘Pedra’ Dorneles com a terceira e Márcio Leal na quarta.

Guga Arruda iniciou o final de semana como o líder do ranking nesta categoria, porém com o desenrolar da competição não conseguiu chegar até a final, deixando o espaço aberto para os seus adversários. Márcio Leal, que ficou com a quarta colocação na etapa, garantiu a pontuação necessária para se tornar o atual Campeão The Legends Grand Master 2019. Com o resultado Álvaro Bacana ficou como Vice-campeão do Circuito.

Estatísticas da competição

O maior somatório da competição foi conquistado pelo Atleta Álvaro Bacana, que totalizou 15,15 durante a final Grand Master. Já a maior nota foi obtida por Jojó de Olivença, que fez uma nota 9 durante a final Grand Kahuna.

Foram disputadas 45 baterias de 20 minutos cada, com um total de 931 ondas surfadas por 84 Legends brasileiros.

EVOLUÇÃO DO CIRCUITO

“Estamos em melhoria contínua neste Circuito. Nos últimos anos conseguimos implantar premiação em dinheiro, sistema de prioridade, interação dos Atletas com a locução, participação de ícones do esporte e escolha das arenas de competição pelos próprios Atletas. Com isso estamos conquistando a adesão de cada vez mais Atletas de renome, como o caso do Neco Padaratz, que constantemente nos prometia participação nos eventos, e desta vez veio da Califórnia/EUA para competir aqui na Joaquina”, diz Fred Leite, Presidente da Swell Eventos.

“Esses Atletas fizeram suas carreiras, fizeram famílias, fizeram casas, e hoje eu acho que a confraternização de manter todos esses caras juntos é muito boa, porque não nós sabemos onde eles estão, o que eles estão fazendo, se trabalham, se estão na praia, se estão surfando, se estão barrigudos, se estão sem cabelos, ou seja, no final das contas a gente está aqui por amor ao surfe. O pessoal vem lá da Bahia, por exemplo, o pessoal se movimenta pelo amor ao surfe”, diz Neco Padaratz durante a cerimônia de premiação.

“Eu acho que o surfe é uma arte, ele não é só considerado um esporte, demorou muito tempo para ser reconhecido, suei muito sangue da camiseta pelo meu povo, eu acho que é a coisa mais bonita e é a coisa que eu mais gosto de fazer na vida. Estou muito grato de estar na final com estes irmãos e de poder ter essa chance de mais uma vez balançar um pouco a vida, e de ver esse pessoal que eu amo tanto, além da nossa querida Joaquina”, finaliza Neco.

“Preparem-se para 2020, que novas melhorias ainda virão!”, promete Fred.

 

AÇÕES EM PARALELO À COMPETIÇÃO

Diversas ações sociais, ambientais, culturais e físicas foram realizadas em paralelo à competição, ampliando assim os efeitos positivos do evento. Estas ações serão descritas em uma nova matéria para a imprensa.

 

PARCEIROS

O Circuito Corona The Legends Vida Marinha é realizado pela parceria entre a Swell Eventos e a Match Sports, com o apoio da ASJ (Associação de Surf da Joaquina) nesta etapa. A supervisão fica por conta da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

O Circuito é apresentado pela Cerveja Corona e patrocinado pela Vida Marinha SurfWear e da Surfland Brasil, contando com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (por meio da Fundação Municipal de Esportes) nesta etapa.

O Circuito ainda conta com o apoio da Banana Wax, do Centro Automotivo Kbral, do Studio DoZero e do Meu Copo Eco, além do Cris Hotel e dos restaurantes Àtôa na Jôa e Pedra Careca, que estão dando todo o suporte local.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img