21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Pensando em se mudar? Veja o que levar em conta para viver em um espaço mais sustentável

spot_img

Pensando em se mudar? Veja o que levar em conta para viver em um espaço mais sustentável

spot_imgspot_img

Optar por construções que respeitam o meio ambiente contribui para a qualidade de vida

Mudar de endereço está nos planos de muita gente para o ano novo. Na hora de escolher onde morar uma série de fatores é levada em conta e a crescente preocupação com o meio ambiente torna cada vez mais importante avaliar a  sustentabilidade do espaço. Nesse cenário, o crescimento ordenado das cidades tem papel fundamental, pois ele garante que sejam observados pontos como não ocupar encostas, a eficiência na coleta e destinação de resíduos sólidos, e a execução correta das ligações de esgoto e tratamento de afluentes.

Como um modo de sugerir soluções eficientes para as cidades, surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990, o novo urbanismo, movimento que vem ganhando força. Ele propõe uma maior integração entre espaços e pessoas, visando ao bem-estar e ao crescimento sustentado. Para isso, adota pontos como valorização do patrimônio urbano e natural, uso inteligente dos recursos e oferta de serviços diversificados próximos à moradia, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos diários.

Características que nos remetem aos loteamentos, pois são empreendimentos construídos em áreas de localização estratégica, contam com infraestrutura completa, como ruas planejadas, áreas arborizadas e espaços de convívio. Todos esses benefícios são potencializados quando a atenção às questões relacionadas ao meio ambiente ganham destaque em um projeto urbanístico. 

Um bom exemplo é o loteamento Bosque São José, na Grande Florianópolis, desenvolvido pela Alínea Urbanismo. A preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental veio desde o projeto urbanístico, que respeitou os cursos d’águas existentes, permitindo o máximo contato com a natureza. Além disso, uma equipe multidisciplinar foi montada para garantir que os cuidados com o meio ambiente norteassem todas as etapas. No paisagismo foi dada preferência para as espécies nativas, para preservar o equilíbrio biológico e a relação afetiva com a população local. 

Depois de escolher o terreno é hora de construir mantendo os cuidados com o meio ambiente, para isso as casas ecológicas e sustentáveis são uma boa opção. Mas qual a diferença entre elas? Enquanto a casa ecológica tem como foco a redução de seu impacto ambiental antes mesmo de ser construída, a casa sustentável segue os padrões urbanos, mas com tecnologias que diminuem os prejuízos à natureza. No entanto, os dois modelos fazem bem ao meio ambiente e também ao bolso, já que normalmente geram seus próprios recursos como água e energia e deixam o proprietário imune às mudanças de tarifas das companhias de água e energia. A tendência desse benefício é aumentar, visto que a escassez de recursos naturais encarece as taxas gradativamente.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img