23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Personagem emblemático da história de SC, Ody Varella recebe homenagem da ACIF pelo aniversário de 100 anos

spot_img

Personagem emblemático da história de SC, Ody Varella recebe homenagem da ACIF pelo aniversário de 100 anos

spot_imgspot_img

A história de Ody Varella está obrigatoriamente atrelada à de Santa Catarina. Em seu aniversário de 100 anos, na última quarta-feira (03), fez questão de comemorá-lo na Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), entidade que presidiu entre 1971 e 1975 e de 1985 a 1987. Personagem essencial do associativismo catarinense, este filho de Tijucas despontou profissionalmente em Joinville, nas empresas Consul e Tigre, e passou a residir na Capital em 1957, quando foi gerente da maior empresa do comércio da Capital – A Modelar – durante 15 anos.

Prova inconteste deste protagonismo, Varella foi um dos criadores e o primeiro presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que liderou em paralelo à ACIF em seu primeiro mandato. Nesta época inaugurou a primeira sede própria da Associação. Por 18 anos foi vogal da Junta Comercial do Estado e em duas ocasiões assumiu a presidência da instituição, recebendo a Comenda do Mérito do Registro Mercantil.

Sua trajetória marca a história não somente do empreendedorismo, mas também da comunicação e do esporte no estado. Decanos do jornalismo catarinense, como Moacir Pereira e Roberto Alves, presentes no evento, destacaram suas experiências e aprendizado junto a este importante personagem. “São setores que ficarão devendo homenagens ao tamanho de sua representatividade, mesmo com o reconhecimento de todas as comendas e homenagens possíveis”, afirmou Alves, que foi seu aprendiz no início da TV Cultura, em 1971. Pereira também destacou o legado de Varella e de sua importância em sua trajetória profissional. “Uma figura ímpar, de conduta irreparável e um aglutinador como poucos. Me ensinou muito”, afirmou.

“É uma dádiva podermos ainda viver, conviver e aprender com Ody Varella, um exemplo para toda uma geração de empreendedores de Santa Catarina”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Ex-presidentes, como Alaor Tissot, Dilvo Tirloni, Sander DeMira e Doreni Caramori Jr também renderam emocionantes pronunciamentos, em meio a ‘causos’, sorrisos e lágrimas.

BR 282 – Desbravador nato, como presidente das duas entidades esteve à frente de uma grande mobilização junto ao então governador Antônio Carlos Konder Reis, que alterou o percurso inicial previsto para a rodovia, mudando seu ponto inicial para Florianópolis, em vez do sul do estado. Até sua conclusão, a ACIF esteve sempre atenta a todo o processo das obras. “Temos muito a agradecer a Ody Varella pelo sucesso desta obra, que é a principal rodovia de integração de Santa Catarina”, reforça Rossoni.

Esporte –Conquistas expressivas no esporte são parte importante de sua biografia. Atleta, ainda em Joinville jogou vôlei, futebol, basquete. Fundou a Liga Atlética Norte Catarinense e foi presidente da Federação Atlética Catarinense por 12 anos, época em que organizou a delegação responsável por representar Florianópolis nas primeiras edições dos Jogos Abertos (JASC). Pela liderança nata que sempre exerceu, foi ainda presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, vice-presidente do Lira Tênis Clube e membro do Conselho Deliberativo do Figueirense.

De seu casamento com Maria Eulália Fernandes, teve três filhos, sete netos e sete bisnetos.

Foto: Renato Gama

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img