fique por dentro de floripa

- Turismo - Pesquisa aponta que número de turistas estrangeiros aumentou quase 30% nesta temporada em SC

04.04.2018

Pesquisa aponta que número de turistas estrangeiros aumentou quase 30% nesta temporada em SC

04.04.2018
Pesquisa aponta que número de turistas estrangeiros aumentou quase 30% nesta temporada em SC
Foto: Carmelo Cañas

O turismo em Santa Catarina representa 13% da movimentação econômica do Estado. E este bom momento no setor foi apresentado, nesta terça-feira, 3, pela Fecomércio SC, com a Pesquisa Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2018. O relatório aponta que o percentual do público estrangeiro mais do que dobrou em relação a 2017, passando de 12,4% para 29%. E os turistas desembolsaram 33,9% a mais que o ano anterior.

MAIS EMPREGOS

A pesquisa mostra ainda que para atender o aumento no fluxo de clientes, 39,4% dos estabelecimentos contrataram funcionários extras, especialmente bares e restaurantes, mercados e supermercados. A admissão foi maior na hotelaria com 63,2%.

A PESQUISA

Os dados são apurados com turistas e empresários desde 2013. Neste ano, o levantamento foi feito em Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, Porto Belo e São Francisco do Sul, nos meses de janeiro e fevereiro.

VISITANTES

Destaque para os argentinos, com uma fatia de 23,5% em 2018. Entre os brasileiros, 71%, o grupo mais representativo é do Rio Grande do Sul, 29,3%, acima inclusive do público catarinense.

PERFIL DO TURISTA

Nos últimos cinco anos a classe C foi o maior motor do turismo catarinense, variando de 57% a 65% do público desde o início da série histórica. Dois movimentos chamam a atenção nesta temporada: o aumento da presença da classe A B de 14% para 19% e o recuo da D, de 14% para 9%.

O turismo na temporada é majoritariamente terrestre, 90%. Sete a cada 10 chegam ao destino de carro: 52,6% dos brasileiros, 15,3% dos argentinos, 1,6% dos uruguaios e 1,3% dos paraguaios - e os outros 15% de ônibus em linhas regulares ou fretados. A maioria, 55,9% dos visitantes, também utiliza veículos próprios para deslocamento dentro da cidade.

Os principais tipos de hospedagem foram os imóveis alugados 35,2%, hotéis/pousada/hostel 33,4% e casa de parentes/amigos 20%.

Até 2016, a divisão de turistas por sexo era bastante equilibrada. Em 2017 e 2018 houve uma oscilação no perfil: em 2017 predominou o sexo feminino (60,6%) e em 2018 o público foi mais masculino (66,5%).

IMPACTO PARA EMPRESÁRIOS

Os turistas desembolsaram em média R$ 4.130,90 na temporada, 33,9% a mais do que 2017 (R$3.085,26). O valor é calculado levando em conta a média de gastos por tipo, conforme relato dos turistas. Enquanto os gastos com lazer representaram aumento de 42,3% em relação ao ano anterior, as compras no comércio caíram 13,5%.

Apesar da alta no ticket médio - valor médio que cada cliente gastou nas compras em um estabelecimento, exceto hotelaria - de R$ 135,28 para R$ 156,11, na percepção de mais da metade dos empresários o faturamento encolheu 8,1% em comparação a temporada passada. Já em relação ao outros meses, a avaliação é positiva (34,1%).

Nas agências de viagens e operadores turísticos, que vendem de ingressos a pacotes completos de viagens, a alta chegou a 82,2%.

SETOR HOTELEIRO

O gasto médio no setor de hotelaria foi de R$ 816,41, crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Na comparação com os outros meses, houve aumento de 68,3% no faturamento, puxado pelo aumento na média de permanência (5,8 dias) e taxa de ocupação (81,6%). A expansão no número de leitos (7,9%) também aponta mais otimismo e o início da recuperação do nível de investimentos do setor.

*Com dados da Assessoria de Imprensa da Fecomércio

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Prefeitura de Florianópolis monitora 30 pontos turísticos da Capital

15.07.2019

Prefeitura de Florianópolis monitora 30 pontos turísticos da Capital

Clima de verão e eventos esportivos movimentaram hotéis da Grande Florianópolis em junho

04.07.2019

Clima de verão e eventos esportivos movimentaram hotéis da Grande Florianópolis em junho

Prefeitura de Florianópolis e Acif lançam campanha para conscientizar sobre contratação de guias legalizados

01.07.2019

Prefeitura de Florianópolis e Acif lançam campanha para conscientizar sobre contratação de guias legalizados

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.