fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Pesquisa de balneabilidade da Beira-Mar Norte passa a ser semanal

29.08.2019

Pesquisa de balneabilidade da Beira-Mar Norte passa a ser semanal

29.08.2019
Pesquisa de balneabilidade da Beira-Mar Norte passa a ser semanal
Foto: Arquivo deolhonailha.com.br

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) passa a divulgar semanalmente o resultado da pesquisa de balneabilidade no ponto 11 da Beira-mar Norte. Além deste local em Florianópolis, a Praia Central de Balneário Camboriú, por determinação judicial, tem coletas todas as semanas durante a baixa temporada. De abril a outubro, os outros 227 pontos são analisados mensalmente e os relatórios divulgados na última sexta-feira de cada mês.

O IMA alterou a frequência das amostragens no ponto 11, em frente ao Monumento da Polícia Militar, visando proporcionar ainda mais informações e segurança à população com relação à qualidade da água no local.

Segundo os resultados das coletas do mês de agosto, o ponto segue impróprio para mergulho, apesar de ter diminuído a quantidade de coliformes fecais nas últimas semanas. Para ser passar para a condição de propriedade, de cinco amostras consecutivas, no mínimo, quatro devem ter até 800 E.coli por 100 mililitros.

As coletas realizadas no ponto 11 no mês de agosto apresentaram os seguintes resultados:


A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado pelo IMA desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Começa com a coleta de amostras da água do mar em 229 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. O IMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas.

Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

Todas as informações sobre o ponto 11 da Beira-mar norte e de outras praias catarinense podem ser acessadas em balneabilidade.ima.sc.gov.br.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Estácio promove Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social em São José e Florianópolis

22.09.2019

Estácio promove Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social em São José e Florianópolis

Dia da árvore: MRV plantou mais de 1,2 mil árvores em Santa Catarina em 2019

19.09.2019

Dia da árvore: MRV plantou mais de 1,2 mil árvores em Santa Catarina em 2019

Florianópolis recebe o I Fórum Audiovisual de Natureza em outubro

18.09.2019

Florianópolis recebe o I Fórum Audiovisual de Natureza em outubro

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.