16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Pesquisa do IBGE revela que 16% da população catarinense é fumante

spot_img

Pesquisa do IBGE revela que 16% da população catarinense é fumante

spot_imgspot_img

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira, 29, pela assessoria de Comunicação do governo do Estado revela que 16% da população catarinense é fumante, com maior proporção de homens (19,7%) do que mulheres (12,5%).

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, elaborada em 2013 pelo IBGE e Ministério da Saúde, em Santa Catarina, o público que mais fuma está situado na faixa etária entre 40 e 59 anos (18,2%), seguida das pessoas entre 18 e 24 anos (17,1%), 25 e 39 anos (14,5%) e 60 anos ou mais (12,6%). O levantamento mostra ainda que 13,5% dos catarinenses são expostos ao fumo passivo no local fechado de trabalho e 9,5% em casa. No Brasil, 14,7% da população acima dos 18 anos fuma cigarro atualmente.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, o tabagismo é um grave problema de saúde pública, pois pode ocasionar mais de 50 diferentes tipos de doenças incapacitantes e fatais, além de responder por 45% das mortes por infarto de miocárdio, 85% das mortes por enfisema e 30% das mortes por câncer.

Mesmo as pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes, correm sérios riscos. “Quando submetidas ao tabagismo passivo em ambientes fechados, como em casa ou no trabalho, elas têm um risco 30% maior de desenvolverem câncer de pulmão, 25% maior de desenvolverem doenças cardiovasculares, além de asma, pneumonia, sinusite, entre outras”, salienta o diretor.

Neste contexto, entrou em vigor em 2014, a Lei 12.546, conhecida como Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínios, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

Tratamento pelo SUS

Para os fumantes que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito em unidades básicas de saúde. Em Santa Catarina, 272 municípios já aderiram ao Programa de Controle do Tabagismo idealizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que promove acompanhamento individual ou em grupo por médico e equipe de saúde multiprofissional. Desse total, 163 municípios já têm o programa em funcionamento e os demais estão em fase de implantação e treinamento. Para participar, o usuário deve procurar uma unidade de saúde que ofereça o programa, se cadastrar e participar das atividades.

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco tem o propósito de chamar a atenção da sociedade sobre os perigos do cigarro. Para marcar e guiar os debates sobre a questão, a OMS elegeu o “Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco” como tema para a data este ano.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img