27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Pesquisa da UFSC avaliará o perfil do jornalista brasileiro

spot_img

Pesquisa da UFSC avaliará o perfil do jornalista brasileiro

spot_imgspot_img

Desde esta segunda-feira, 24, os jornalistas brasileiros podem participar do mais amplo levantamento sobre o perfil da profissão já feito no país, respondendo a um questionário detalhado disponível no site www.perfildojornalista.ufsc.br.

Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais serão comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma pesquisa com jornalistas brasileiros vai comparar dados de websurvey com levantamentos por amostragem.

A equipe de pesquisa, liderada pelo o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, é formada por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado e está desenvolvendo ações de divulgação do link para o questionário por e-mail, redes sociais e sites de notícias.

Os jornalistas são convidados a responder e a compartilhar com os colegas os links para o questionário. Fenaj, FNPJ e SBPJor ajudarão a divulgar os canais de coleta de dados. Os jornalistas registrados que integram o plano amostral estão sendo localizados desde 17 de setembro pela internet ou por telefone e convidados a participar.

O projeto de pesquisa é do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC), com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img